Publicado por Redação em Notícias Gerais - 31/08/2011 às 12:38:09

Otimismo do consumidor ainda permanece abaixo do observado em 2010

SÃO PAULO – O otimismo do consumidor  brasileiro diminuiu 6,1%, na comparação com agosto do ano passado, se distanciando cada vez mais dos índices registrados em 2010.

De acordo com o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado nesta quarta-feira (31) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), em julho, o otimismo do consumidor já havia registrado queda de 3,1% em relação a igual período do ano passado.

No confronto mensal, o otimismo do brasileiro também recuou (-1,1%).

Quedas
Ainda segundo a pesquisa, todos os componentes do Inec registraram queda na comparação com o mesmo mês de 2010, ou seja, as expectativas para os próximos seis meses sobre inflação, desemprego, renda, situação financeira, endividamento e compras de bens de maior valor estão menos otimistas que em agosto do ano passado. Neste caso, o destaque foi a expectativa de inflação, que retraiu 21%.

Na comparação com julho, quatro dos seis indicadores que compõem o índice apresentaram redução: expectativa de inflação (-6,7%), expectativa de renda pessoal (-1,4%), situação financeira (-0,9%) e endividamento (-1,3%).

Por pontuação, os índices que obtiveram maior resultado foram os da expectativa de desemprego (129,4 pontos), situação financeira (112,8 pontos) e expectativa de renda pessoal (112,5 pontos). Os piores colocados foram os de expectativa de inflação (101,4 pontos) e endividamento (105,6 pontos).

Fonte: web.infomoney.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Falhas e disputa com CRMs atrasam em 1 semana início de médicos do exterior

Governo anuncia que dará semana de 'acolhimento' nas capitais para profissionais formados em outro país, mas estratégia é ganhar tempo para resolver resistências ao programa, sobretudo na concessão de registros provisórios por conselhos

Notícias Gerais, por Redação

Mercado eleva projeções para inflação e reduz PIB

Os agentes de mercado elevaram as projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano, situando-as em 5,11%, face a 5,00% na semana passada.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa sobe mais de 3% seguindo bom humor externo

O clima positivo nos mercados financeiros globais, garantido pelo resultado melhor do que o esperado do mercado de trabalho americano, só fez crescer ao longo desta sexta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Contas bancárias: você sabe quais tarifas não podem ser cobradas?

Ao abrir uma conta no banco, o consumidor se depara com uma infinidade de opções de pacotes ou cestas de serviço que devem ser pagas mensalmente para manter a conta.

Notícias Gerais, por Redação

Inflação controlada dá mais poder à política monetária brasileira, afirma Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a taxa de juro brasileira caminha a "patamares mais normais", em referência ao ajuste para baixo em 0,75 ponto no patamar da Selic, para 9,75% ao ano.

Deixe seu Comentário:

=