Publicado por Redação em Notícias Gerais - 31/08/2011 às 12:38:09

Otimismo do consumidor ainda permanece abaixo do observado em 2010

SÃO PAULO – O otimismo do consumidor  brasileiro diminuiu 6,1%, na comparação com agosto do ano passado, se distanciando cada vez mais dos índices registrados em 2010.

De acordo com o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado nesta quarta-feira (31) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), em julho, o otimismo do consumidor já havia registrado queda de 3,1% em relação a igual período do ano passado.

No confronto mensal, o otimismo do brasileiro também recuou (-1,1%).

Quedas
Ainda segundo a pesquisa, todos os componentes do Inec registraram queda na comparação com o mesmo mês de 2010, ou seja, as expectativas para os próximos seis meses sobre inflação, desemprego, renda, situação financeira, endividamento e compras de bens de maior valor estão menos otimistas que em agosto do ano passado. Neste caso, o destaque foi a expectativa de inflação, que retraiu 21%.

Na comparação com julho, quatro dos seis indicadores que compõem o índice apresentaram redução: expectativa de inflação (-6,7%), expectativa de renda pessoal (-1,4%), situação financeira (-0,9%) e endividamento (-1,3%).

Por pontuação, os índices que obtiveram maior resultado foram os da expectativa de desemprego (129,4 pontos), situação financeira (112,8 pontos) e expectativa de renda pessoal (112,5 pontos). Os piores colocados foram os de expectativa de inflação (101,4 pontos) e endividamento (105,6 pontos).

Fonte: web.infomoney.com.br


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Empresas usam sensores para medir produtividade de empregados

Um estudo realizado pelo Bank of America mostrou que os funcionários produziam cerca de 10% mais quando havia momentos para pausas em grupo.

Notícias Gerais, por Redação

Contas bancárias: você sabe quais tarifas não podem ser cobradas?

Ao abrir uma conta no banco, o consumidor se depara com uma infinidade de opções de pacotes ou cestas de serviço que devem ser pagas mensalmente para manter a conta.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa: saldo externo é positivo em R$ 2,48 bi até dia 16

O saldo de investimentos externos na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) estava positivo em R$ 2,48 bilhões em janeiro, até o dia 16, segundo dados da bolsa.

Deixe seu Comentário:

=