Publicado por Redação em Notícias Gerais - 17/07/2012 às 14:53:26

Otimismo do brasileiro sobe em junho, aponta Ipea

O otimismo das famílias brasileiras em relação à realidade socioeconômica do país subiu em junho para 68,5. O valor é superior ao apurado em junho de 2011 (64,1 pontos). As informações estão no levantamento do IEF (Índice de Expectativas das Famílias) divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) nesta terça-feira (17).

O Ipea, órgão ligado à Presidência da República, faz o levantamento mensalmente em 3.810 domicílios, em mais de 214 cidades. Na escala do Ipea, a pontuação acima de 60 pontos indica otimismo; abaixo de 40, pessimismo. A margem de erro da pesquisa é de 5%, segundo informa o instituto.

Sobre as expectativas das famílias brasileiras em relação à economia nacional para os próximos 12 meses, observou-se uma variação negativa. De maio (66,8%) para junho (65%), o índice nacional recuou em 1,8 ponto percentual.

A região Centro-Oeste continua sendo a mais otimista das regiões brasileiras. Com 88,8% das famílias da região acreditando que a situação econômica do Brasil nos próximos 12 meses estará melhor -- valor superior ao registrado em maio (84,6%)--, a região segue como a única dentre as macrorregiões em que o índice ultrapassa a marca dos 80 pontos. Em seguida, está a região Norte, com 67,3% otimistas, valor bem abaixo do encontrado no mês anterior (72%).

Em seguida, quase empatadas, aparecem as regiões Sudeste (65,9%) e Nordeste (64,7%). A região menos otimista é Sul com apenas 49,5% dos entrevistados acreditando em melhores momentos para a economia brasileira nos próximos 12 meses.

No mês de junho, 75,5% das famílias brasileiras pesquisadas indicaram estar melhor financeiramente hoje do que há um ano, valor menor do que o resultado do mês anterior (77,8%).

A região Centro-Oeste mantém-se como a mais otimista, com 89,8% em junho, ante 90,5%. A região Norte registrou 77,3%, a Sul registrou 63,8% dos otimistas, seguida de Nordeste (73,2%) e Sudeste (78,2%).

Fonte: Folha


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Chefe pode demitir funcionária que ameace o casamento

Patrão americano alegou que auxiliar era 'irresistível' e que ele temia perder o controle e vir a ter um caso

Notícias Gerais, por Redação

Receita Federal altera obrigações trabalhistas de microempreendedores

Os microempreendedores individuais optantes do Simples Nacional poderão contratar um único empregado que receba exclusivamente um salário mínimo previsto em lei federal ou estadual ou o piso salarial da categoria profissional,

Notícias Gerais, por Redação

Radar: acompanhe algumas das principais oscilações na bolsa nesta sexta-feira

Após iniciar o dia no campo negativo, o Ibovespa inverteu tendência e opera em alta de 1,07% na tarde desta sexta-feira (3). O índice ganhou força após a divulgação do relatório de emprego dos EUA,

Notícias Gerais, por Redação

Brasil inicia 2012 com saída de dólares, informa Banco Central

O Banco Central informou nesta quarta-feira (11) que o Brasil iniciou o ano de 2012 com mais saída do que entrada de dólares. Na parcial da semana passada, a primeira deste ano,

Notícias Gerais, por Redação

Programa do BNDES de incentivo à exportação receberá R$ 6,7 bi

O CMN (Conselho Monetário Nacional) decidiu nesta quarta-feira, em reunião extraordinária, aumentar em R$ 6,7 bilhões o volume de recursos para Revitaliza --programa do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) de incentivo a investimentos e exportações.

Deixe seu Comentário:

=