Publicado por Redação em Notícias Gerais - 03/08/2011 às 11:54:29

Otimismo do brasileiro em relação à situação econômica do País cai em julho

SÃO PAULO – O otimismo das famílias brasileiras com relação à situação socioeconômica do País no curto prazo mostrou queda em julho, ante o número apresentado em junho.
 
Segundo revela o IEF (Índice de Expectativas das Famílias), divulgado nesta quarta-feira (3) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), no sétimo mês do ano, 53,2% da população acreditava que o Brasil passaria por melhores momentos nos próximos 12 meses. Em junho, a taxa foi de 56,8%.
 
Na avaliação regional, o Centro-Oeste e o Nordeste foram as regiões que apresentaram as expectativas  mais otimistas quanto à situação econômica no País nos próximos 12 meses, com taxas de 75,44% e 54,55%, respectivamente. Sudeste e Norte ficaram com 54,27% e 46,67% cada. Já no Sul, o percentual de otimismo foi de 39,64%.
 
Renda e escolaridade
Ao analisar a renda, o estudo mostra que entre aqueles com ganhos de quatro a cinco salários mínimos, 62,1% acreditam em melhora; 56,6% daqueles que recebem de cinco a dez salários mínimos e 57,3% daqueles com ganhos acima de dez mínimos têm a mesma percepção.
 
A maioria dos que recebem de dois a quatro mínimos também espera melhora nos próximos 12 meses (55,9%), ao passo que 49,1% dos que ganham de um a dois mínimos e 49,0% daqueles com ganhos de até um mínimo pensam o mesmo.
 
Em termos de escolaridade, as três maiores taxas daqueles que esperam por melhores momentos da economia brasileira no próximo ano ficam, em primeiro lugar, com a parcela que possui ensino Fundamental Completo (61,3%), seguida por aqueles com Ensino Médio completo, com 53,6%, e, por último, os que possuem Ensino Fundamental Incompleto, com taxa de 51,9%.
 
Otimismo para os próximos cinco anos
O Ipea também mensurou o otimismo das famílias para os próximos cinco anos e constatou que 53,0% acreditam que a economia do País passará por melhores momentos no período. O maior grau de otimismo encontra-se nas famílias que vivem no Centro-Oeste, onde 78,6% das famílias esperam melhora no período.
 
Já as famílias que vivem na região Norte foram as que apresentaram o menor nível de otimismo, com 36,3% delas acreditando em melhora nos próximos cinco anos. No Nordeste, 60,9% esperam melhora; no Sul, o percentual alcança 49,9% e, no Sudeste, 47,3%.
 
Piores momentos
No geral, 34,67% das famílias acreditam que o País passará por piores momentos na economia nos próximos 12 meses. Das regiões, o pessimismo é maior no Sul, atingindo 42,7%.
 
Considerando as expectativas para os próximos cinco anos, 25,0% dos brasileiros estão descrentes, percentual maior do que o apurado em junho (20,4%). O maior grau de pessimismo está na região Nordeste, onde 31,4% das famílias acreditam em piores momentos para o País.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 03.08.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mercado reduz previsão do PIB para 2013 pela 4ª semana seguida

Analistas do mercado financeiro reduziram pela quarta semana consecutiva a previsão de alta do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que é a soma de todas as riquezas produzidas no País.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil retoma crescimento econômico de até 4% em 2013

O economista e professor do Insper, Eduardo Giannetti da Fonseca, acredita que as políticas recentes do governo federal e os sinais positivos da Economia Global apontam para a aceleração da economia brasileira a partir do ano que vem.

Notícias Gerais, por Redação

Cerca de 12 mil servidores aposentados por invalidez terão o benefício revisto

A proposta de emenda à Constituição, aprovada pelo Senado na última semana, que permite que os servidores públicos aposentados por invalidez depois de 2004 recebam o benefício integral irá beneficiar quase 12 mil funcionários somente do Poder Executivo.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa Futuro abre em leve alta após confirmação da troca de bônus gregos

Os contratos do Ibovespa Futuro com vencimento em abril abriram o pregão da BM&F nesta sexta-feira (9) em leve alta de 0,07%, negociados a 67.550 pontos,

Notícias Gerais, por Redação

Mantega diz que IOF maior inibe capital de curto prazo e descarta taxar IED

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nessa quinta-feira que a mudança na cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em empréstimos no exterior "é uma medida importante para o câmbio".

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa: saldo externo passa para o negativo no mês, até dia 12

O saldo externo na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) passou para o negativo em dezembro, até o dia 12, com investidores estrangeiros retirando R$ 762,3 milhões da bolsa paulista.

Deixe seu Comentário:

=