Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/04/2012 às 12:45:52

Operação no DF combate esquema de fraudes em declarações de IR

A Receita Federal deflagrou nesta quarta-feira uma operação conjunta com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal para combater um esquema de fraude em declarações de Imposto de Renda. O prejuízo total aos cofres públicos é estimado em mais de R$ 30 milhões.

Os fiscais cumprem mandados de busca e apreensão em Brasília. A investigação iniciada há um ano tem como principais suspeitos servidores públicos da União e do Distrito Federal. Mais de 1.500 contribuintes passaram a ser monitorados na apuração.

Segundo a Receita, eles são acusados de usar dados falsos para forjar despesas e conseguir valores altos de restituição do Imposto de Renda. A suspeita é que esses contribuintes tenham se utilizado de artifícios para evitar a retenção das declarações na malha fina.

A Receita espera que a confirmação dos métodos utilizados no esquema na operação desta quarta-feira possa levar a novas declarações fraudulentas, inclusive as entregues já para este ano.

Os contribuintes serão intimados a comprovar os dados informados nas declarações com suspeita de fraudes. Além do imposto devido, os acusados podem ser obrigados a pagar uma multa de até 150% do valor sonegado caso confirmada a fraude. Eles também podem ter de responder penalmente por crime contra a ordem tributária.

Fonte: Folha


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

INSS vai construir duas novas agências no MS

O gerente-executivo do INSS em Campo Grande (MS), Joaquim Cândido Teodoro de Carvalho assinou dois contratos nesta segunda-feira (20) para construção de duas novas agências da Previdência Social, localizadas na cidade de Rio Verde do Mato Grosso e Miranda.

Notícias Gerais, por Redação

FGV: Brasil estaria entre maiores economias mesmo sem crise

Uma projeção do Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (CEBR, na sigla em inglês) divulgada nesta segunda-feira, aponta que o Brasil deve superar a Grã-Bretanha e se tornar a sexta maior economia do mundo ao final de 2011.

Notícias Gerais, por Redação

Governo anuncia medidas de estímulo à economia; redução de IPI volta

O ministro Guido Mantega (Fazenda) anunciou nesta quinta-feira (1º) medidas para estimular o crescimento da economia brasileira. Entre as ações está a redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industralizados) sobre os chamados produtos de linha branca, como fogão e gel

Deixe seu Comentário:

=