Publicado por Redação em Dental - 06/09/2016 às 09:48:09

Obesidade pode aumentar risco de inflamação gengival

 É claro que a obesidade, por si só, não causa a periodontite, haja vista a necessidade do estabelecimento de uma microbiota específica para seu desenvolvimento. Foto: staticnak / Shutterstock

Pessoas muito acima do peso costumam ter respostas inflamatórias mais acentuadas agravando o problema na gengiva

O que a obesidade e problemas na gengiva têm a ver? Bom, segundo um estudo feito pela Universidade de Adelaide, na Austrália, muita coisa. Para eles, a periodontite, inflamação severa no tecido gengival que abala as estruturas que sustentam os dentes, pode ser agravada com o acúmulo de gordura no corpo.

A pesquisa analisou cerca de 539 pessoas com média de 31 anos e que tinham passado por exames periodontais em 2013. Ao fim da avaliação, os pesquisadores chegaram a conclusão que aqueles que tinham sobrepeso corriam um risco 11% maior de ter periodontite. No caso dos realmente obesos esse risco aumentava para 22%.

Para André Antonio Pelegrine, professor dos cursos de Implantodontia e Periodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic, a obesidade pode facilitar o progresso das doenças gengivais, pois o paciente obeso costuma ter uma resposta inflamatória mais intensa, acentuando inflamações já existentes.

Mas André faz questão de ressaltar. “É claro que a obesidade, por si só, não causa a periodontite, haja vista a necessidade do estabelecimento de uma microbiota específica para seu desenvolvimento”, diz o professor.

Higiene Bucal é a salvação

Por exemplo, se a pessoa é só muito obesa, mas tem uma saúde bucal impecável tomando sempre os devidos cuidados com a higiene e fazendo suas visitas periódicas ao dentista, ela corre menos riscos.

“Neste caso o risco é drasticamente diminuído já que o fator primário (a placa bacteriana) estaria ausente. No entanto, como a obesidade vem sendo considerado um fator coadjuvante para as periodontites, pode-se especular que o obeso se encontre com uma predisposição”, diz André.

Outros fatores

A periodontite nada mais é do que o acúmulo de placa bacteriana nos dentes que se calcificam (tártaro) e acabam irritando a gengiva aos poucos até a inflamação ficar bem intensa, normalmente com aparição de áreas avermelhadas e sangramentos.

“A causa primária é o acúmulo de biofime dental, mas fatores de risco como tabagismo e diabetes também vêm sendo considerados”, alerta André.

Uma vez inflamada, essa gengiva se desgruda dos dentes permitindo que bactérias entrem e abalem as estruturas dentárias podendo causar perda dental. Em casos mais graves, elas podem cair na corrente sanguínea e causar outras doenças pelo corpo.

“Como a periodontite é uma doença infecto-inflamatória, apesar da predominância dos efeitos locais, podem ocorrer repercussões sistêmicas. Na atualidade, sabe-se que a periodontite pode dificultar o controle metabólico do diabetes e facilitar quadros de pneumonia, por exemplo”, diz o especialista.

Cuidados com a dieta

Por ter seu início no acúmulo de placa bacteriana a forma mais simples e fácil de evitar a periodontite é realizar uma higiene bucal frequente e adequada, assim como nunca esquecer as visitas periódicas ao dentista. Mas André faz um alerta quanto a dieta dos mais gordinhos.

“Além dessas preocupações que todos devem ter, a pessoa obesa deveria realmente se preocupar com a regulação de seu sobrepeso. Para isso é recomendado procurar por um auxílio médico especializado”, diz o especialista.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Cárie de mamadeira: saiba como evitar este problema

Muitos pais e mães não sabem, mas os primeiros dentinhos que nascem nos bebês já despontam necessitando de cuidados.

Dental, por Redação

Veja 5 métodos de restauração dos dentes

A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie volte à sua forma e sua função normal. Quando o dentista faz uma restauração, ele primeiro remove a parte do dente que esta deteriorada, limpa a área atingida e então preenche a cavidade limpa com um material de restauração.

Dental, por Redação

Brasil vive boom de transplante de osso

A busca por um sorriso perfeito tem lotado os consultórios dentários para alegria não só dos pacientes que recuperam sua autoestima, mas também dos profissionais especializados e de um novato nos bancos de tecidos, o osso.

Dental, por Redação

Dicas de higiêne bucal para pessoas com necessidades especiais

Se você tem problemas de destreza ou uma incapacidade física, pode ser difícil segurar sua escova ou fio dental. Isso pode ser resolvido usando uns poucos "recursos caseiros" ou dispositivos listados a seguir:

Deixe seu Comentário:

=