Publicado por Redação em Notícias Gerais - 30/03/2011 às 10:30:31

O real é vítima de seu próprio sucesso, diz ex-presidente do BC

SÃO PAULO – Nem as medidas macroprudenciais, nem a elevação do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), nem o fim do QE2. Segundo Carlos Geraldo Langoni, ex-presidente do Banco Central, não há muito o que fazer: o real forte veio para ficar.

“Estamos enxugando gelo”, disse Langoni em um evento organizado pela Bloomberg em São Paulo. O economista afirmou que o Brasil mudou suas contas externas e “não adianta comparar a cotação do dólar com o que ela já foi”.

Novo cenário
“A indústria brasileira tem que se acostumar a essa nova realidade e eliminar obstáculos que minam a nossa competitividade”. Para ele, mesmo sem os dólares jogados no mercado pelos EUA através dos programas de flexibilização quantitativa, a tendência do real é se valorizar. “O real é vitima de seu próprio sucesso”, apontou, aludindo ao atual estabilidade da economia brasileira, que colocou o País no foco dos investidores estrangeiros.

A estabilidade política do País, explica Langoni, é em parte responsável pelo fluxo de capitais para o mercado brasileiro, mesmo que ainda não tenhamos “feito a lição de casa” no aspecto fiscal.

Fonte: web.infomoney.com.br | 30.03.11 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Especialistas em mudanças climáticas fazem novo diagnóstico alarmante

Documento reforçará o apelo por limitar a 2ºC a elevação das temperaturas; relatório evidencia culpa do homem na situação que o planeta enfrenta

Notícias Gerais, por Redação

No PAF, Mantega diz que fundamentos serão mantidos

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse em mensagem do Plano Anual de Financiamento (PAF), divulgado nesta quinta-feira que os fundamentos que têm guiado a política econômica nos últimos anos foram mantidos.

Notícias Gerais, por Redação

Governo prepara pacote para reduzir tarifa de energia elétrica no país

O governo federal trabalha para enviar ao Congresso um pacote de medidas para reduzir o custo da energia elétrica no país.

Notícias Gerais, por Redação

Fator previdenciário: governo só apoia proposta que tiver consenso dos sindicatos

Quando o assunto é o fator previdenciário, o governo diz que só vai apoiar uma proposta que for consensual entre os sindicatos.

Notícias Gerais, por Redação

PSDB e DEM se unem no Nordeste e abrem espaço para aliança em SP

Os presidentes nacionais do PSDB e do DEM anunciaram ontem alianças em quatro grandes capitais do Nordeste: Aracaju, Fortaleza, Natal e Salvador.

Deixe seu Comentário:

=