Publicado por Redação em Notícias Gerais - 23/09/2016 às 11:42:30

PIB brasileiro segue em queda, mas retomada econômica pode vir antes do previsto, diz OCDE

Melhora no curto prazo de indicadores como taxa de investimentos e produção industrial são bom sinal

A diminuição das incertezas no cenário político brasileiro e o desempenho positivo de alguns indicadores econômicos levaram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a melhorar suas previsões em relação à economia do Brasil.

Um estudo divulgado nesta quarta-feira pela organização prevê que o PIB brasileiro cairá 3,3% neste ano. Em junho, a estimativa era que a retração seria mais acentuada, de 4,3%.

Para 2017, a previsão é que a economia terá queda de 0,3%, em vez do 1,7% estimado em junho.

O relatório Perspectivas Econômicas Intermediárias antecede o estudo mais completo realizado semestralmente com previsões para a economia mundial.

Jens Arnold, economista da OCDE responsável pelas análises sobre o país, disse à BBC Brasil que a melhora de alguns indicadores de curto prazo, como o crescimento dos investimentos e da produção industrial, são sinais de que talvez a retomada da economia brasileira ocorra um pouco mais cedo do que pensávamos.

A taxa de investimentos (também chamada de formação bruta de capital fixo) voltou a crescer no segundo trimestre deste ano, após mais de dois anos seguidos em queda. A produção industrial também teve desempenho positivo no mesmo período.

Para o economista alemão da OCDE, a definição do presidente que governará o Brasil até 2018 diminuiu as incertezas políticas, o que é bom para os investimentos e para a economia em geral.

No estudo em junho, a OCDE havia afirmado que a recessão profunda no Brasil continuaria neste ano e no próximo em um contexto de grande incerteza política, que também reduz a probabilidade de aceleração das reformas.

Novo governo

Na opinião do economista, muitas das medidas anunciadas pelo governo do presidente Michel Temer vão na direção certa e correspondem a recomendações feitas pela OCDE no passado. Ele cita o exemplo da reforma da Previdência, em estudo.

É muito importante o Brasil avançar nessa questão. O sistema previdenciário não será sustentável no futuro com os parâmetros atuais, diz, acrescentando ser necessário elevar a idade da aposentadoria no Brasil. Os brasileiros se aposentam muito cedo em comparação com outros países.

O economista ressalta que ainda é cedo, no entanto, para saber até que ponto vai ser possível gerar consenso político mais amplo para aprovar as medidas.

A OCDE também recomenda rever os mecanismos de indexação da aposentadoria mínima e outros benefícios sociais atrelados ao salario mínimo, por considerar que não é um bom indexador para os benefícios sociais.

Para a OCDE, o Brasil deve aumentar os gastos com o Bolsa Família e não reduzi-los.

Seria importante o Brasil redirecionar os recursos dos benefícios sociais e se concentrar nos benefícios que têm grande impacto sobre a redução da pobreza e da desigualdade, como o Bolsa Família, afirma Arnold.

Arnold diz ainda que a perspectiva em relação à inflação também é mais favorável do que há alguns meses. A inflação deve continuar a trajetória de queda e se aproximar da meta, o que provavelmente poderá abrir espaço para a redução da taxa básica de juros.

Ele também prevê que, em 2017, poderá haver crescimento econômico de um trimestre para outro no Brasil, embora o PIB anual ainda deva fechar em queda de 0,3%, como afirma o estudo divulgado nesta quarta.

A economia mundial deverá crescer um pouco menos neste ano: 2,9%. Em 2015, o índice foi de 3,1%. A organização revisou levemente para baixo suas previsões de junho, quando havia estimado um crescimento de 3%.

Em 2017, a expectativa é de crescimento de 3,2%, menor do que os 3,3% do relatório de junho.

Fonte: BBC Brasil


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Número de mulheres empreendedoras aumenta 20% em uma década

As mulheres ainda não são a maioria entre os empresários brasileiros, mas o número de empreendedoras cresceu 21,4% no período de dez anos, segundo o Sebreae

Notícias Gerais, por Redação

MetLife participa da feira Naval Shore

Seguradora leva proposta de pacote de benefícios para feira da indústria naval

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa contraria mercado externo e abre no campo positivo

Na contramão do mercado externo, o Ibovespa Futuro abre em alta no pregão desta terça-feira (24). Por volta de 10h30 (horário de Brasília), o principal índice do mercado de ações nacional subia 0,66% aos 53.383 pontos.

Notícias Gerais, por Redação

CPMI aprova quebra de sigilo de governadores

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira aprovou por unanimidade a quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e de mensagens eletrônicas dos governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), e de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).

Notícias Gerais, por Redação

Após crise com emendas, governo de SP cadastra ONGs

Quatro meses depois de as suspeitas sobre negociação de emendas em São Paulo virem à tona, o governo estadual lançou duas medidas para tentar dar transparência a seus gastos: um cadastro de entidades com as quais mantém convênios e um portal que reúne informações sobre despesas do Estado.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil gera 43 mil empregos em novembro, aponta Caged

O Brasil registrou a criação de 42.735 vagas com carteira assinada em novembro. Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) foram divulgados nesta terça-feira (20) pelo Ministério do Trabalho. É o pior resultado desde dezembro de 2010, quando houve fechamento de 407.510 vagas.

Deixe seu Comentário:

=