Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 27/06/2011 às 11:18:27
Número de diabéticos dobra no mundo e atinge 347 milhões
O número de adultos com diabetes em todo o mundo mais do que dobrou desde 1980, chegando a quase a 350 milhões de pessoas segundo estudo divulgado na publicação científica “Lancet”. As informações são do jornal Wall Street Journal.
Os pesquisadores, em conjunto com a Organização Mundial da Saúde, afirmam que os índices da doença vêm aumentando em quase todas as partes do mundo nos últimos 30 anos. Cerca de 70% do aumento foi atribuído ao crescimento e envelhecimento da população, além de ter ligação com mudanças na dieta, obesidade crescente e taxas de crescimento da inatividade física.
Uma das principais consequências do aumento seria a sobrecarga dos sistemas de saúde em diversos países. Dos 347 milhões de diabéticos, 138 milhões vivem na China e na Índia e outros 36 milhões nos EUA e na Rússia.
Segundo o estudo, os EUA tinham 24,7 milhões diabéticos em 2008, quase o triplo de três décadas atrás. A estimativa inclui pessoas atingidas com diabetes tipo-1, que é um distúrbio do sistema imunológico do corpo, bem como o tipo-2, que é a doença crônica mais comum, marcada por altos níveis de açúcar no sangue.
Muitos especialistas de saúde pública consideram o aumento do diabetes mais preocupante do que a subida das taxas de pressão arterial e níveis de colesterol. Enquanto as taxas para essas condições caíram em algumas partes do mundo, a diabetes tipo 2 está se tornando mais comum em quase toda parte, e cada vez mais aparece em crianças.
Existem medicamentos eficazes para a pressão alta e colesterol, mas é mais difícil de prevenir ou tratar a diabetes.
Fonte: www.saudeweb.com.br | 27.06.11
Posts relacionados
RN: 502,7 mil estudantes terão atendimento oftalmológico
Oferecer tratamento oftalmológico integral, ampliar a capacidade instalada de atendimento no país, com formação de cadastro nacional de estabelecimentos privados e públicos especializados na área de oftalmologia, além de reajustar valores de procedimentos na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).
Brasil terá açúcar que não engorda e não provoca cáries
Imagine um açúcar que você pode comer sem culpa, pois não engorda e não provoca caries? Pois bem, em pouco tempo esse milagre da ciência estará disponível para os brasileiros.
Microcity quer expandir atuação em saúde
Segundo o diretor comercial e de parcerias da Microcity, Marcelo Rodrigues, a companhia possui estimativa de crescimento de 20% atrelada a um faturamento de R$100 milhões
Lei orgânica da saúde cria redes com governança
Decreto atualiza SUS e na visão de players e entidades do setor impacta positivamente o mapa nacional de serviços públicos e privados