Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 19/03/2015 às 12:00:04

MPF recomenda que operadoras de planos de saúde suspendam cobrança por partos

O Ministério Público Federal expediu recomendação para que as operadoras de plano de saúde suspendam a cobrança de honorários médicos de seus beneficiários para a realização de partos normais e cesáreas (taxa de disponibilidade). A cobrança é proibida de acordo com a Lei Federal nº 9656/98. A lei determina que os planos e seguros privados de assistência à saúde têm que cobrir integralmente as despesas referentes a honorários médicos que ocorram durante a internação hospitalar, incluindo obstetrícia.

A Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abremge), a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), a Confederação Nacional das Cooperativas Médicas (Unimed), e a União Nacional das Insituições de Autogestão em Saúde (Unidas) terão que notificar os prestadores de serviços médicos sobre a ilicitude da cobrança, além de fiscalizar as escalas de plantões noturnos de seus prestadores de serviços médicos e laboratoriais de modo a adequar as equipes para garantir a assistência às parturientes com prescrição médica ao parto normal.

A Recomendação foi expedida pelo Grupo de Trabalho Planos de Saúde da 3ª Câmara de Coordenação e Revisão (Consumidor e Ordem Econômica) do MPF.

Fonte: olharjuridico.com.br


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

"Se Não Estiver Feliz, Não Trabalhe": Entenda Como Funciona a "Licença por Infelicidade"

Política de afastamento para cuidar do bem-estar, implementada pelo empresário Yu Donglai, visa melhorar equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos funcionários.

Saúde Empresarial, por Redação

MS investe em ações para aumentar expectativa de vida

Brasil está inserido no relatório global que confirma aumento da expectativa de vida mundial, com menos qualidade. O Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, lançado pelo Ministério da Saúde, visa reverter esse cenário

Saúde Empresarial, por Redação

Unidades de Saúde recebem 2,7 mil crianças em Campanha de Vacinação

Em Fernandópolis, a Campanha de Atualização do Esquema Vacinal recebeu 2.777 crianças, no sábado. A maioria estava com a carteira de vacinação em dia e não precisou receber a vacina. Apenas 287 crianças tiveram que ser vacinadas.

Saúde Empresarial, por Redação

90% dos familiares de pacientes preferem tratamento em domicílio

O Grupo Hospitalar Santa Celina realizou uma pesquisa com 20 cuidadores sobre os principais desafios no cotidiano de quem convive com um familiar doente sob os cuidados de um programa de home-care.

Deixe seu Comentário:

=