Publicado por Redação em Notícias Gerais - 26/04/2011 às 17:19:37
Motivação influencia resultados em testes de QI, diz estudo
Testes de inteligência --também conhecidos como testes de QI-- medem tanto motivação quanto habilidade mental, segundo pesquisadores americanos.
A equipe de psicólogos da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia (EUA), concluiu que um resultado alto no teste de QI requer inteligência e motivação, porém, um resultado baixo pode indicar a falta de apenas um dos dois fatores.
Segundo o estudo publicado na revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences", incentivos oferecidos às pessoas testadas são capazes de melhorar significativamente os resultados dos testes.
Como parte do trabalho, a equipe analisou pesquisas anteriores de como incentivos materiais afetaram o desempenho de mais de 2.000 pessoas que fizeram testes de QI.
Eles concluíram que os incentivos melhoraram todos os resultados, mas particularmente daqueles que tiveram pontuações menores no teste.
Depois, os mesmos pesquisadores testaram como a motivação influenciou os resultados de testes de QI e também previsões de inteligência e desempenho no futuro.
Usando dados de um estudo de longa duração que acompanhou 250 meninos da adolescência ao início da vida adulta, os psicólogos concluíram que alguns indivíduos se esforçam mais do que outros em situações em que os incentivos são baixos.
O psicólogo James Thompson, da University College London, disse que já se sabia que resultados de testes de QI eram reflexo de habilidade nata e outras variáveis.
"A vida é um teste de inteligência e de personalidade", diz Thompson. "O resultado (de um teste de) QI contém elementos de ambos, mas principalmente inteligência. Se um teste de QI não motiva alguém, isso já é, em si, uma boa previsão."
Fonte: www1.folha.uol.com.br | 26.04.11
Posts relacionados
Notícias Gerais, por Redação
A Receita Federal divulgou no Diário Oficial da União no dia 30 de abril as datas de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2013. O pagamento será efetuado em sete lotes; o primeiro no dia 17 de junho deste ano e o último no dia 16 de dezembro.
Notícias Gerais, por Redação
O "jeitinho brasileiro", o hábito de hábito se desviar das regras ou convenções de maneiras criativas e no limite da ilegalidade, também é usado na gestão econômica do Brasil, de acordo com o blog BeyondBrics, do jornal britânico Financial Times.
Notícias Gerais, por Redação
As famílias brasileiras gastam, em média, R$ 50,16 mensais com viagens esporádicas, ou seja, deslocamentos fora da rotina para outras cidades, de acordo com dados entre 2008 e 2009 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.
Notícias Gerais, por Redação
O ministro da Fazenda Guido Mantega disse nesta sexta-feira que o Brasil tende a consolidar a posição como sexta economia do mundo porque continuará com um ritmo de crescimento maior do que o de outros países principalmente por causa da crise que afeta as economias desenvolvidas.
Notícias Gerais, por Redação
De olho na situação europeia, o mercado acionário brasileiro firmou trajetória positiva, nesta sexta-feira, e ainda ganhou impulso após a divulgação de dados de confiança do consumidor nos Estados Unidos.
Notícias Gerais, por Redação
As Bolsas de Valores asiáticas fecharam em baixa nesta quarta-feira, após a divulgação de dados ruins sobre as fábricas da China e a revisão negativa do crescimento dos Estados Unidos, alimentando temores sobre a economia global.
Notícias Gerais, por Redação
As vendas do comércio varejista cresceram 0,6% de agosto para setembro, na taxa livre de influências sazonais, segundo a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta quinta-feira. Em agosto, o setor havia registrado queda de 0,4% na mesma base de comparação.
Deixe seu Comentário: