Publicado por Redação em Notícias Gerais - 07/10/2011 às 18:06:47
Ministério da Saúde descarta epidemia por causa de bactéria
O Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal descartaram a possibilidade de uma epidemia da bactéria Streptococcus pyogenes, que levou à morte de três pessoas, em Brasília --a última delas, uma menina de dez anos, na terça-feira (4).
A vigilância do Distrito Federal informou que mais dois óbitos estão em observação, ainda que tenham sido causados por um diferente tipo da bactéria Streptococcus.
De acordo com o ministério e a secretaria, não há relação entre os três casos --que ocorreram entre os meses de agosto e outubro, em locais diferentes da cidade.
Ambos afirmaram que não há motivo de alarde por parte da população. O que chamou a atenção da vigilância epidemiológica do Distrito Federal, foi a rapidez em que as mortes ocorreram.
De acordo com Sônia Maria Geraldes, da vigilância, a Streptococcus é uma bactéria comum --presente em cerca de 15% da população, sem que haja manifestação de sintomas. Para ela, as mortes foram casos isolados.
O Ministério da Saúde enviou, em regime de prioridade, amostras de tecido do fígado e do pulmão das vítimas para análise no laboratório Adolfo Lutz, em São Paulo.
A Streptococcus pyogenes é considerada uma bactéria "corriqueira", que provoca os sintomas de dores de garganta e faringites. A bactéria também é responsável por grande parte dos casos de septicemia [infecção generalizada].
As autoridades da saúde orientam que a melhor forma de prevenir possíveis casos da bactéria é manter a higiene pessoal --lavar sempre as mãos com água e sabão e evitar contato com pessoas que possam estar gripadas, pois os sintomas da contaminação por Streptococcus são semelhantes ao da gripe.
Caso haja caso de febre, dores musculares, nas articulações ou de cabeça, lesões na pele, diarreia ou vômito; orienta-se que um médico seja procurado.
Fonte: www1.folha.uol.com.br | 07.10.11
Posts relacionados
Notícias Gerais, por Redação
A bolsa de valores paulista pediu ao governo que conceda isenção do Imposto de Renda para compradores de ações de pequenas e médias empresas listadas, informou nesta quinta-feira o presidente da BM&FBovespa, Edemir Pinto.
Notícias Gerais, por Redação
Os números da balança comercial referentes à quarta semana de julho - do período entre os dias 23 a 27 de julho - não serão divulgados nesta segunda-feira, como era previsto.
Notícias Gerais, por Redação
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira que o resultado do Índice de Preços ao COnsumidor Amplo (IPCA) de maio dá mais espaço para o governo flexibilizar a política monetária.
Notícias Gerais, por Redação
O primeiro encontro entre a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente eleito da França, François Hollande, na próxima terça-feira será mais para que os dois líderes se conheçam e
Notícias Gerais, por Redação
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou que o governo pretenda aumentar a alíquota do IR (Imposto de Renda) sobre as aplicações financeiras de renda fixa, como fundos de investimentos e CDBs (Certificados de Depósitos Bancários).
Notícias Gerais, por Redação
Joias, iPads, produtos de beleza, roupa, carrinhos de bebê ou casas: impulsionados pela força de sua economia e do real, os brasileiros fazem jus à fama de consumistas e viajam e compram como nunca, com os Estados Unidos e a França entre os destinos favoritos.
Notícias Gerais, por Redação
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (21) que a crise econômica internacional não foi provocada pela falta de recursos dos países, mas pela carência de decisões dos chefes de Estado para pôr um fim ao atual cenário recessivo.
Notícias Gerais, por Redação
A crise na Europa e a instabilidade política em países do Oriente Médio e do norte da África não reduziram o otimismo dos investidores com países em desenvolvimento, como o Brasil, no médio prazo, diz um relatório divulgado nesta quinta-feira pelo Banco Mundial.
Deixe seu Comentário: