Publicado por Redação em Notícias Gerais - 07/10/2011 às 18:06:47

Ministério da Saúde descarta epidemia por causa de bactéria

O Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal descartaram a possibilidade de uma epidemia da bactéria Streptococcus pyogenes, que levou à morte de três pessoas, em Brasília --a última delas, uma menina de dez anos, na terça-feira (4).

A vigilância do Distrito Federal informou que mais dois óbitos estão em observação, ainda que tenham sido causados por um diferente tipo da bactéria Streptococcus.

De acordo com o ministério e a secretaria, não há relação entre os três casos --que ocorreram entre os meses de agosto e outubro, em locais diferentes da cidade.

Ambos afirmaram que não há motivo de alarde por parte da população. O que chamou a atenção da vigilância epidemiológica do Distrito Federal, foi a rapidez em que as mortes ocorreram.

De acordo com Sônia Maria Geraldes, da vigilância, a Streptococcus é uma bactéria comum --presente em cerca de 15% da população, sem que haja manifestação de sintomas. Para ela, as mortes foram casos isolados.

O Ministério da Saúde enviou, em regime de prioridade, amostras de tecido do fígado e do pulmão das vítimas para análise no laboratório Adolfo Lutz, em São Paulo.

A Streptococcus pyogenes é considerada uma bactéria "corriqueira", que provoca os sintomas de dores de garganta e faringites. A bactéria também é responsável por grande parte dos casos de septicemia [infecção generalizada].

As autoridades da saúde orientam que a melhor forma de prevenir possíveis casos da bactéria é manter a higiene pessoal --lavar sempre as mãos com água e sabão e evitar contato com pessoas que possam estar gripadas, pois os sintomas da contaminação por Streptococcus são semelhantes ao da gripe.

Caso haja caso de febre, dores musculares, nas articulações ou de cabeça, lesões na pele, diarreia ou vômito; orienta-se que um médico seja procurado.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 07.10.11
 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Estimativa do mercado para crescimento da economia este ano fica em 3,1%

Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC) mostra que os analistas de instituições financeiras ajustaram levemente para cima a projeção para o crescimento da economia neste ano e reduziram a estimativa para 2014.

Notícias Gerais, por Redação

MPEs: pontualidade de pagamento de dívidas atinge maior nível

As micro e pequenas empresas estão mais pontuais no que se trata de quitação de dívidas. Segundo pesquisa da Serasa Experian, em agosto, a cada 1000 pagamentos realizados pelas empresas, 957 foram quitados à vista ou com atraso de no máximo sete dias.

Notícias Gerais, por Redação

Setor público tem superavit de R$ 8 bilhões em setembro

A economia do setor público antes do pagamento de juros da dívida registrou superavit primário de R$ 8,096 bilhões em setembro, informou o Banco Central nesta segunda-feira (31).

Notícias Gerais, por Redação

Grevistas devem assumir consequências, diz ministra

A ministra Miriam Belchior (Planejamento) afirmou nesta terça-feira que os grevistas devem assumir as conseqüências da paralisação e não receber o salário referente aos dias de greve, ou então ter que repor esses dias.

Notícias Gerais, por Redação

Cresce adesão a greve, afirmam bancários

Cresceu a adesão à greve dos bancários nesta quarta-feira, de acordo com números divulgados pelo sindicato. Foi o segundo dia de paralisação da categoria.

Deixe seu Comentário:

=