Publicado por Redação em Notícias Gerais - 28/09/2011 às 18:39:01

Cresce adesão a greve, afirmam bancários

Cresceu a adesão à greve dos bancários nesta quarta-feira, de acordo com números divulgados pelo sindicato. Foi o segundo dia de paralisação da categoria.

A Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) informou que 6.248 agências não funcionaram em 25 estados e no Distrito Federal.

Isso significa um aumento de 49% no total de unidades que ficaram fechadas, na comparação com o dia anterior, quando 4.191 agências não funcionaram.

Segundo a Febraban (Federação dos Bancos), há 20.073 agências em todo o Brasil.

Em São Paulo, 750 agências fecharam, de acordo com balanço do sindicato local. Estima-se que 22.500 trabalhadores participaram das paralisações.

Apenas em Roraima os bancos funcionaram normalmente. Esse cenário, no entanto, está com os dias contados. O sindicato local aprovou que os bancários de Roraima entrem em greve a partir da próxima segunda-feira.

Enquanto isso, segue o impasse entre patrões e trabalhadores. Não houve negociação durante o dia e nenhuma reunião para tratar da questão foi agendada.

Os grevistas pleiteiam 12,8% de aumento sobre pisos e salários, além de ampliação dos ganhos nas participações nos lucros, entre outras exigências. Os banqueiros ofereceram 8%. A proposta foi recusada.

O piso salarial dos bancários é de R$ 1.250, de acordo com o sindicato.

A Fenaban (federação dos bancos) informou que aguarda a retomada das conversações com o Comando Nacional dos Bancários, para a definição de um acordo. A entidade, no entanto, não especificou se prepara uma nova proposta.

"A paralisação dos bancários segue parcial, mas causando muitos transtornos à população", ressaltou, em nota, a Fenaban.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 28.09.11
 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Economia recua 0,02% em maio, indica prévia do PIB do BC

A economia brasileira recuou em maio, após registrar alta em abril. No mês, o recuo foi de 0,02%, segundo o IBC-BR (Índice de Atividade Econômica), indicador criado pelo BC para antecipar a tendência do PIB (Produto Interno Bruto), divulgado nesta quinta-feira (12).

Notícias Gerais, por Redação

Governo estuda medidas para aumentar velocidade da internet popular

O governo federal está estudando medidas para aumentar a velocidade do tráfego de dados da internet no Brasil.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado reduz estimativa de PIB de 2,99% para 2,72% neste ano

O mercado reduziu a previsão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012 para 2,72% e manteve a perspectiva para a taxa básica de juros (Selic) neste ano em 8% após o Comitê de Política Monetária

Notícias Gerais, por Redação

Vendas à vista crescem mais que a prazo na 1ª quinzena de maio

As vendas à vista apresentaram alta de 4,9% na primeira quinzena de maio na comparação com o mesmo período de 2011, informou a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em cojunto com o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) nesta quarta-feira

Notícias Gerais, por Redação

Ipea: setor produtivo espera crescimento de 3,5% do PIB em 2012

As 44 entidades ligadas ao setor produtivo ouvidas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) projetaram crescimento de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano.

Deixe seu Comentário:

=