Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/09/2014 às 10:19:50

Microempresas poderão ter direito de devolver ICMS retido

A Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) vota nesta quinta-feira, em primeira discussão, o Projeto de Lei 2.537/13, que altera a Lei 5.147/07. A norma a ser modificada dispõe sobre a aplicação do Estatuto Nacional da Micro e Pequena Empresa. O novo texto, do deputado Edson Albertassi (PMDB), diz que os varejistas, optantes do Simples Nacional, farão jus à devolução do ICMS retido por substituição em favor do estado, relativo às mercadorias adquiridas para revenda a partir de 1º de janeiro de 2015.
 
No entanto, as micro serão beneficiadas desde que as aquisições de mercadorias tenham sido acobertadas por nota fiscal eletrônica, e o ICMS retido por substituição tributária, de sua responsabilidade, tenha sido destacado corretamente no documento fiscal; e as receitas de revenda da mercadorias, cujo imposto foi retido anteriormente por substituição tributária, sejam tributadas pelo ICMS calculado na forma do Simples Nacional. Ainda assim, os pedidos de devolução dependerão de análise prévia.
 
Segundo o deputado, as micro varejistas, optantes pelo Simples Nacional, compram mercadorias com ICMS retido anteriormente, caso, por exemplo, de um botequim que adquire bebidas e cigarros. Na revenda, ele não paga o imposto pelo Simples porque já o fez por substituição tributária.
 
- Se pagasse o ICMS pelo Simples, pagaria pela alíquota mais favorecida desse regime. Porém, como paga por substituição tributária quando adquire mercadoria, acaba pagando o imposto pela alíquota normal da operação - explica.
 
Albertassi diz ainda que a situação se agravou muito quando os estados ampliaram a quantidade de mercadorias sujeitas à substituição tributária.
 
- Para tentar minimizar essa questão, alguns estados, como Santa Catarina e Mato Grosso, alteraram suas legislações com o objetivo de equalizar a carga tributária do ICMS por substituição tributária suportada pelas empresas do Simples Nacional. Essa é a idéia do projeto - conclui.
 
Fonte: Monitor Digital


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo não deve permitir que real se enfraqueça muito mais

O governo brasileiro não deve permitir que o real se enfraqueça ainda mais após o dólar ter chegado ao patamar mais alto em 4 anos na última sexta-feira, uma vez que, segundo autoridades, a presidente Dilma Rousseff tem o combate à inflação como sua "principal meta" no momento.

Notícias Gerais, por Redação

Governo espera crescimento com queda da inflação, diz Barbosa

O ministro interino da Fazenda, Nelson Barbosa, disse nesta quarta-feira (27) que a perspectiva do governo brasileiro e do próprio mercado é que, em 2013, o país registre crescimento maior da economia, com queda do índice de inflação.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas da Ásia têm pouca variação antes de leilão espanhol

As Bolsas de Valores da Ásia operaram em margens apertadas nesta quinta-feira, antes da venda de títulos espanhóis vista como um teste chave sobre o apetite dos investidores por risco, em meio a novos temores sobre a crise da dívida da zona do euro.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil já supera pódios do Rio-2007 na ginástica rítmica

Restando ainda um dia para se encerrarem as competições de ginástica rítmica, o Brasil já superou o número de medalhas que obteve há quatro anos, no Pan do Rio.

Notícias Gerais, por Redação

Governo teme efeitos de greves na inflação

Além dos prejuízos econômicos das paralisações, a equipe da presidente Dilma Rousseff teme que as greves tragam a reindexação de salários pela inflação passada e pressionem ainda mais uma futura alta nos preços, informa reportagem de Natuza Nery e Renato Machado.

Deixe seu Comentário:

=