Publicado por Redação em Notícias Gerais - 21/10/2011 às 13:15:34

Funcionários da Infraero encerram greve em Brasília e Guarulhos

Os funcionários da Infraero, empresa que administra os aeroportos, encerraram nesta manhã a paralisação nos aeroportos de Brasília e Cumbica, em Guarulhos (SP), prevista para durar até a meia-noite desta sexta-feira. A assembleia da categoria em Viracopos, em Campinas (SP), só será realizada à tarde.

De acordo com Samuel Santos, diretor financeiro e administrativo do Sina (Sindicato Nacional dos Aeroportuários), houve avanço nas negociações e o governo encaminhou propostas que são consideradas satisfatórias, na sua opinião. A greve em Brasília terminou por volta das 11h.

Já em Guarulhos, foi encerrada pouco depois do meio-dia, mas com resistência dos trabalhadores. No aeroporto de Cumbica, os funcionários da Infraero aceitaram retornar ao trabalho, mas vão permanecer em estado de greve até quarta-feira (26), quando deve acontecer uma reunião com o governo às 10h, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Wagner Bittencourt, ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, representantes da secretaria-geral da Presidência, diretores da Infraero e representantes do sindicato dos aeroportuários deverão comparecer ao encontro.

A categoria só aceitou voltar ao trabalho imediatamente em Guarulhos quando Francisco Lemos, presidente do Sina, acenou com a possibilidade de operação padrão na liberação das aeronaves que entram e saem do pátio e admitiu que os trabalhadores não estariam articulados para paralisar tudo. Por conta disso, segundo deliberação na assembleia, os fiscais de pista vão liberar apenas um avião de cada vez, o que pode atrasar embarques e desembarques.

PROPOSTAS

Entre as propostas encaminhadas pelo governo estão a inclusão dos funcionários da Infraero nos debates sobre a possível privatização dos aeroportos e a aceitação de garantias de trabalho, como a representação sindical.

O governo também concordou em retomar as negociações com os trabalhadores sobre a questão da estabilidade em um possível novo modelo de concessão. Até então, os grevistas não haviam aceitado a proposta de estabilidade de até 24 meses e reivindicavam um período de cinco a dez anos. Segundo o diretor do Sina, as discussões serão reabertas.

"Isso é prova de que temos responsabilidade e vontade de discutir o tema seriamente. Propôs-se a discussão do tema, nós aceitamos", disse Santos.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 21.10.11

 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Balança comercial registra superávit de US$ 560 milhões

De acordo com os dados publicados nesta segunda-feira (7/5) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a corrente de comércio (soma das duas operações)

Notícias Gerais, por Redação

Confiança do consumidor tem maior nível desde julho de 2011, diz FGV

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getúlio Vargas avançou 2,8% em março na comparação com fevereiro, ao passar de 119,4 para 122,7 pontos, informou a FGV nesta segunda-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Orçamento: quando economias na realidade só representam mais despesa?

As economias. Consumidores preocupados com seu orçamento ficam atentos a todo tipo de situação que pode gerar uma boa economia. O problema é que, muitas vezes, mesmo que pareça que estamos economizando, na realidade, só estamos acumulando mais despesas.

Notícias Gerais, por Redação

Para Economist, Dilma aos poucos toma caminho próprio e deixa marca

A presidente Dilma Rousseff se distancia de seu antecessor, imprime estilo próprio ao governo e pode estar preparando uma agenda ambiciosa, afirma a tradicional revista "The Economist", em edição que chegou às bancas na noite de quinta-feira (16).

Notícias Gerais, por Redação

Horário de verão faz BM&FBovespa abrir mais tarde

O início do horário de verão vai alterar os horários de funcionamento do mercado de capitais brasileiro a partir desta segunda-feira.

Notícias Gerais, por Redação

MetLife reforça atuação no Centro-Oeste

Companhia inaugura divisão de negócios na região e filial de Goiânia.

Deixe seu Comentário:

=