Publicado por Redação em Notícias Gerais - 02/07/2012 às 10:59:10

Mercado reduz previsão de alta do PIB pela 8ª semana seguida

Após o anúncio do Banco Central (BC), na última quinta-feira, de redução da expectativa de crescimento da economia brasileira para este ano, o mercado financeiro também reduziu, nesta segunda, a previsão de alta do Produto Interno Bruto do País (PIB, a soma de tudo o que é produzido no Brasil). As instituições financeiras apostam num crescimento de 2,05% em 2012, ante previsão da semana passada de 2,18%. Esta é a 8ª queda seguida nas estimativas de mercado.

Na última quinta-feira, o BC reduziu em um ponto percentual a estimativa de crescimento do PIB para 2012, que agora é de 2,5%. A autoridade monetária deve a queda na expectativa de alta à crise financeira mundial, cuja solução está demorando mais do que o previsto, e ao baixo crescimento brasileiro na primeira metade do ano.

Mesmo com previsão de crescimento menor, o mercado reduziu a previsão de inflação para este ano pela 7ª vez seguida. A expectativa passou de 4,95% para 4,93%. Ainda assim, as estimativas estão acima do centro da meta perseguida pelo governo, que é de 4,5%, e mais altas que a previsão oficial do BC para este ano, que subiu de 4,4% para 4,7%.

As previsões de mercado para os demais indicadores não sofreram alterações. A expectativa para a taxa básica de juros da economia, a Selic, permanece em 7,5% ao ano (se confirmada, será a mais baixa da história do País).

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

BC: atividade econômica mantém ritmo de alta em novembro

A economia brasileira manteve o ritmo de expansão em novembro ao avançar 0,40% ante o mês anterior, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado nesta sexta-feira, considerado uma espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB).

Notícias Gerais, por Redação

5 estratégias para ganhar com a bolsa em baixa

Depois de iniciar o ano dando sinais de recuperação, a bolsa de valores de São Paulo voltou a apresentar grande volatilidade e a sofrer mais com a influência dos problemas econômicos globais.

Notícias Gerais, por Redação

Seguradoras e Corretores em busca de um mundo mais seguro

Ao falar sobre as práticas em prol do meio ambiente, que podem ser realizadas no dia a dia do corretor de seguros, a diretora-executiva da CNseg, Solange Beatriz destacou que os profissionais precisam agora mirar os três pilares da sustentabilidade (social, ambiental e governança).

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa abre em leve alta, apesar de pessimismo nas bolsas pelo mundo

O Ibovespa inicia o pregão regular desta quinta-feira (5) registrando alta de 0,06%, aos 63.545 pontos, na contramão do mercado internacional.

Notícias Gerais, por Redação

Após crise com emendas, governo de SP cadastra ONGs

Quatro meses depois de as suspeitas sobre negociação de emendas em São Paulo virem à tona, o governo estadual lançou duas medidas para tentar dar transparência a seus gastos: um cadastro de entidades com as quais mantém convênios e um portal que reúne informações sobre despesas do Estado.

Deixe seu Comentário:

=