Publicado por Redação em Notícias Gerais - 24/12/2012 às 10:25:57

Mercado eleva projeções para inflação e reduz PIB de 2013

O mercado voltou a elevar suas estimativas para inflação do Brasil em 2012 e 2013 e reviu para baixo sua previsão para o crescimento da economia no próximo ano, segundo pesquisa Focus, do Banco Central (BC), divulgada nesta segunda-feira.

O levantamento elevou a projeção para a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano para 5,69% ante estimativa anterior de 5,6% apurada na pesquisa da semana passada. Já a expectativa para o índice em 2013 passou de 5,42% para 5,47%.

A expectativa dos analistas consultados para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2012 se manteve em crescimento de 1%, mas o prognóstico para 2013 foi revisto de expansão de 3,4% para crescimento de 3,3%.

Na quinta-feira passada, o BC divulgou que sua previsão para o crescimento do PIB em 2012 havia caído a 1%, ante 1,6% estimado anteriormente, ao mesmo tempo em que elevou suas contas sobre a inflação neste ano. O BC, porém, viu arrefecimento no preços em 2013.

No relatório divulgado nesta segunda-feira, a estimativa do mercado para a taxa básica de juros (Selic) foi mantida em 7,25% para 2013, mesmo percentual estimado para a taxa em janeiro.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Por que economia não vai deixar relaxar nas férias de julho

Para o Banco Espírito Santo, com as perspectivas de crescimento ainda patinando, parece complicado haver uma perspectiva de melhora no curto prazo

Notícias Gerais, por Redação

Não gostou do presente? Veja dicas para trocá-lo

O Dia das Mães passou e muita lojas começam a receber os pedidos de troca. Mas e você gostou do seu presente? Estava com defeito, ou não serviu? Saiba em que situações você pode solicitar a troca.

Notícias Gerais, por Redação

Vale apresenta o maior peso na primeira prévia do Ibovespa na carteira de maio

A BM&FBovespa divulgou a primeira prévia da carteira teórica do Índice Ibovespa nesta segunda-feira (2), que vai vigorar de 7 de maio a 31 de agosto.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil está perto do pleno emprego,afirma diretor do BC

O diretor de política econômica do Banco Central (BC), Carlos Hamilton Araújo, disse hoje que a recente evolução do mercado de trabalho aponta para uma situação que se aproxima do pleno emprego.

Deixe seu Comentário:

=