Publicado por Redação em Dental - 30/07/2012 às 11:43:12

Mau Hálito pode por fim a um Relacionamento Amoroso e comprometer até as amizades

Cirurgião dentista informa que o mau hálito atinge frequentemente pessoas que não cuidam da Higiene Bucal. O mau cheiro geralmente é causado pela decomposição dos restos alimentares e bactérias.

Não há nada mais desagradável que o mau hálito num relacionamento, pois na hora do beijo e até mesmo da conversa, o “bafo” é insuportável. No início do namoro, pode acontecer da questão do mau hálito ser abordada ou simplesmente ser motivo de rompimento. Outra situação embaraçosa é um amigo com mau hálito, devido a presença ser muito próxima na hora de um bate-papo ninguém aguenta ficar perto dessa pessoa.

O mau hálito ou halitose não é considerado uma doença, mas um sinal de que algo no organismo não está bem, que precisa ser identificado e tratado, pois às vezes pode exigir a participação de diferentes especialistas, além do dentista.

Segundo o Dr. Normando Scarabotto, cirurgião dentista, expoente em Estética e Saúde Bucal, o mau hálito geralmente é resultado de pessoas que não cuidam da saúde bucal, o que pode ocasionar no mau cheiro causado pela decomposição dos restos alimentares e por bactérias. “Por isso é que eu insisto em dizer que é imprescindível reservar 5 minutos (cronometrados) por dia para a escovação e fio dental. Com isso, o risco de infecções pode cair perto de zero com a escovação correta dos dentes”, afirma.

O cirurgião dentista diz que bochechos ajudam a melhorar o mau hálito, mas apenas mascaram o odor, não resolvem o problema e que a melhor arma contra o cheiro desagradável é a saliva, pois ela “lava” a boca com enzimas que afastam os restos dos alimentos e bactérias. “Esse problema é muito ruim, porque afeta as pessoas que estão ao nosso redor, não apenas a própria pessoa que tem mau hálito”, opina Scarabotto.

Muitas pessoas têm mau hálito ao acordar, porque a bactéria se escondeu em locais sem oxigênio na boca. As glândulas salivares restringem ao mínimo sua produção durante as horas do sono, já que a pessoa não está acordada e comendo. Daí a boca ressecar e as bactérias se multiplicarem, fazendo com que o hálito cheire fermentado ao que foi ingerido na noite anterior. “As pessoas que apresentam cheiro ruim na boca pela manhã é em virtude da produção de saliva se tornar mais lenta durante o sono, o que permite aos ácidos e outras substâncias se deteriorarem no interior da boca”, explica o dentista.

Pesquisas recentes apontam que a região responsável pelo mau hálito é a área posterior da língua, no fundo da cavidade oral. O Dr. Normando Scarabotto alerta que muitas vezes a boca não é a responsável por esse cheiro, mas sim o esôfago ou o estômago, principalmente em casos de refluxo ou gastrite e acrescenta que na dúvida é bom começar o diagnóstico num dentista, mas caso não melhore é recomendável a ida a um clínico geral ou a um gastroenterologista.

Principais Causas do Mau Hálito: .Higiene Bucal inadequada |.Gengivite|. Ingestão de alimentos como alho e cebola, sendo importante lavar bem a boca depois de consumí-los|. Fumo e bebidas alcoólicas |.Boca seca |.Doenças como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins.|.Infecções como amidalites, sinusites etc.

As recomendações do Dr. Normando Scarabotto são: escovar os dentes e língua, usar fio dental, beber bastante água, mantendo a boca umedecida, procurar se alimentar mais vezes, pois o jejum prolongado favorece o aparecimento da halitose. Para quem gosta de chicletes, o ideal é o sem açúcar, eles estimulam a mastigação e ajudam na produção de saliva.

Fonte: www.odontocincominutos.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Ao comer alimentos ácidos, escove dentes após 30 minutos

Em alguns casos, dependendo do que será ingerido, é preferível fazer a higienização antes de comer ou trinta minutos depois

Dental, por Redação

Planos de saúde terão que cobrir mais quatro procedimentos odontológicos

 Com as novas medidas, passam a constar a realização de enxertos periodontais, teste de identificação da acidez da saliva, tunelização e teste de Ph da saliva

Dental, por Redação

Confira dicas como evitar o mau hálito comendo e bebendo

Manter uma higiene bucal regular, com escovação e fio dental, é a medida número 1 para quem quer combater um dos piores inimigos dos relacionamentos: o mau hálito.

Dental, por Redação

Saiba o que é placa dental bacteriana

Trata-se de uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e açúcares que se forma sobre os dentes. É a principal causa de cáries e gengivite. Se não for removida diariamente, endurece e forma o tártaro.

Dental, por Redação

Botox pode ser usado para problemas bucais

A Toxina Botulínica, famoso botox, já é velho conhecido de pessoas que querem evitar os sinais da idade, como rugas e flacidez. Mas, além de ajudar em questões estéticas, a substância já é usada para melhorar problemas de saúde bucal.

Dental, por Redação

Destaques do 30° Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo

Além das 174 atividades científicas e da feira comercial que conta com 220 expositores nacionais e 77 estrangeiros, o 30° CIOSP é palco de várias iniciativas importantes referentes ao universo da Odontologia. Conheça o que mais vai acontecer por lá, entre os dias 28 e 31 deste mês:

Dental, por Redação

Fiscalização flagra dentista que atuava há 20 anos sem formação

Um homem de 52 anos foi autuado ontem em Douradina (MS), pelo Conselho Regional de Odontologia, por exercício ilegal da profissão. Segundo o conselho, Wilson Gusmão trabalhava havia mais de 20 anos sem formação e dizia ter aprendido o trabalho com a família.

Deixe seu Comentário:

=