Publicado por Redação em Dental - 22/01/2015 às 11:14:11

Ao comer alimentos ácidos, escove dentes após 30 minutos

Desde cedo é ensinado para as crianças que o dente deve ser escovado logo depois de cada refeição. Porém, alguns dentistas dizem que, dependendo do que será comido, a escovação pode ser feita antes.
Alan Carr, consultor da Divisão de Próteses e professor da Mayo Clinic College of Medicine, acredita que, se os alimentos que forem ser ingeridos (sólidos ou líquidos) forem muito ácidos, a escovação deve ser feita antes ou após 30 minutos de sua ingestão. Isso porque, ao comer, o pH da boca fica ácido. Ao escovar logo após as refeições, essa acidez é espalhada na superfície dos dentes, o que pode danificar o esmalte.  

“Acredito que, no caso dos alimentos ácidos como abacaxi ou limão, o ideal mesmo é que a escovação aconteça meia hora após o consumo para evitar a erosão dentária”, diz William Frossard, professor e coordenador do curso de especialização em Prótese Dentária da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro.    
Uma forma de neutralizar o pH da boca antes de escovar os dentes é mascar uma goma sem açúcar logo após as refeições. Após as refeições, principalmente após a ingestão de açúcares, o pH da boca é diminuído rapidamente (fica ácido), o que favorece o desenvolvimento da cárie dentária. “O estímulo ao fluxo salivar causado pelo consumo da goma de mascar sem açúcar logo após as refeições, pode neutralizar o pH bucal”, afirma o dentista Sigmar de Mello Rode.

Ao mascar uma goma, o fluxo salivar é aumentado em até 10 vezes, em resposta aos estímulos gustativos do sabor e mecânico da mastigação. O especialista explica que essa saliva estimulada contém potencial remineralizante maior, ou seja, contém mais bicarbonato, cálcio e fosfato. “Com composição química diferente da saliva de repouso, a saliva estimulada consegue repor os minerais que são perdidos nos dentes diariamente, o que os torna menos suscetível ao desenvolvimento de cárie”, diz.

Fonte: saude.terra.com.br


Seguro Educacional

Posts relacionados

Dental, por Redação

Cárie de mamadeira: saiba como evitar este problema

Muitos pais e mães não sabem, mas os primeiros dentinhos que nascem nos bebês já despontam necessitando de cuidados.

Dental, por Redação

Mau hálito; aprenda a controlar

Se você realmente deseja saber a causa de seu mau hálito, marque uma consulta com o dentista. Com uma avaliação de seu histórico médico e dentário e um exame bucal criterioso, seu dentista poderá identificar os responsáveis pelo mau hálito. 

Dental, por Redação

Higiene bucal deve começar antes da chegada dos dentes

Mesmo antes da chegada dos dentes de leite, os pais devem se preocupar com a higiene bucal dos bebês. Engana-se quem acha que sem dentição, não precisa manter a boca limpa,

Dental, por Redação

Assistência odontológica é reforçada em 22 estados

Os brasileiros terão mais acesso a assistência odontológica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, liberou R$ 3,8 milhões para reforçar a assistência por meio da compra de equipamentos odontológicos destinados ao trabalho das equipes de saúde bucal que foram implantadas este ano.

Deixe seu Comentário:

=