Publicado por Redação em Dental - 22/01/2015 às 11:14:11

Ao comer alimentos ácidos, escove dentes após 30 minutos

Desde cedo é ensinado para as crianças que o dente deve ser escovado logo depois de cada refeição. Porém, alguns dentistas dizem que, dependendo do que será comido, a escovação pode ser feita antes.
Alan Carr, consultor da Divisão de Próteses e professor da Mayo Clinic College of Medicine, acredita que, se os alimentos que forem ser ingeridos (sólidos ou líquidos) forem muito ácidos, a escovação deve ser feita antes ou após 30 minutos de sua ingestão. Isso porque, ao comer, o pH da boca fica ácido. Ao escovar logo após as refeições, essa acidez é espalhada na superfície dos dentes, o que pode danificar o esmalte.  

“Acredito que, no caso dos alimentos ácidos como abacaxi ou limão, o ideal mesmo é que a escovação aconteça meia hora após o consumo para evitar a erosão dentária”, diz William Frossard, professor e coordenador do curso de especialização em Prótese Dentária da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro.    
Uma forma de neutralizar o pH da boca antes de escovar os dentes é mascar uma goma sem açúcar logo após as refeições. Após as refeições, principalmente após a ingestão de açúcares, o pH da boca é diminuído rapidamente (fica ácido), o que favorece o desenvolvimento da cárie dentária. “O estímulo ao fluxo salivar causado pelo consumo da goma de mascar sem açúcar logo após as refeições, pode neutralizar o pH bucal”, afirma o dentista Sigmar de Mello Rode.

Ao mascar uma goma, o fluxo salivar é aumentado em até 10 vezes, em resposta aos estímulos gustativos do sabor e mecânico da mastigação. O especialista explica que essa saliva estimulada contém potencial remineralizante maior, ou seja, contém mais bicarbonato, cálcio e fosfato. “Com composição química diferente da saliva de repouso, a saliva estimulada consegue repor os minerais que são perdidos nos dentes diariamente, o que os torna menos suscetível ao desenvolvimento de cárie”, diz.

Fonte: saude.terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Bruxismo pode acometer até 20% das crianças; saiba tratar

A mania involuntária de ranger dos dentes é um mal que atinge 20% das crianças e sua incidência aumenta de acordo com o crescimento infantil

Dental, por Redação

Ministério libera implantação de 43 novas equipes de saúde bucal no Ceará

Cinco municípios cearenses foram credenciados para receber recursos destinados à saúde bucal pelo  Ministério da Saúde.

Dental, por Redação

Como combater a boca seca?

Quando se fala em boca seca, geralmente tem-se a impressão de uma condição que apenas incomoda, mas trata-se de um problema que, além de roubar todo o paladar e o sabor dos alimentos, compromete a saúde oral.

Dental, por Redação

Chiclete sem açúcar ajuda a manter a saúde bucal

As bactérias presentes na boca são responsáveis pela formação de placa dentária, cáries e desgaste do esmalte dos dentes. Elas se alimentam de açúcar, o grande vilão das bocas saudáveis.

Deixe seu Comentário:

=