Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 09/04/2012 às 13:50:37

Mastigação correta beneficia a saúde

Desde criança a gente escuta que devemos mastigar bem os alimentos antes de engoli-los. Mas, você já parou para pensar na maneira como você mastiga e em quais benefícios você pode tirar disso?

A mastigação é o primeiro processo da digestão, que se feita de maneira errada pode causar problemas. Segundo especialistas, o ideal é a mastigação bilateral, ou seja, o alimento deve estar nos dois lados da boca, seja de forma simultânea ou alternada. Os movimentos devem ser verticais e a mandíbula deve ter rotação.

A mastigação funciona como uma atividade física para a boca e língua, além de contribuir para a saúde dos dentes e o bom funcionamento do sistema digestivo. Mastigar corretamente também é importante para emagrecer, porque quando o alimento chega ao intestino bem triturado, o sistema digestivo funciona corretamente.

Ao se mastigar de forma errada pode-se ter problemas na arcada dentária, distúrbios na articulação temporomandibular (ATM), dores crônicas de cabeça. Muitos fatores podem levar à mastigação incorreta, como estresse, problemas odontológicos, o próprio ATM, alterações respiratórias, e mesmo a correria do dia-a-dia.

Para mastigar corretamente, é importante colocar na boca pequenas porções de alimento e ficar atento em qual lado ele está, para, na próxima porção, colocá-lo no outro lado. Os primeiros movimentos devem ser verticais, como o de abrir e fechar a boca, e depois rotatórios, para pulverizar o alimento.

Em caso de dores ou dificuldade para mastigar, o ideal é procurar profissionais especializados, como dentistas e endocrinologistas.

Fonte: Prontuário de Notícias


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Mercado global de saúde móvel alcançará US$ 6,6 bi em 2013

Aplicativos para saúde móvel representam não só um mercado promissor, mas também uma potencial revolução nos serviços de saúde

Saúde Empresarial, por Redação

Pressão do governo pode forçar consolidação na saúde

Na área de saúde suplementar privada, com mais de 1.300 operadoras em atuação - dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) -, a possibilidade de haver uma concentração de "poder" na mão de grandes players fica ainda mais evidente.

Deixe seu Comentário:

=