Publicado por Redação em Notícias Gerais - 21/09/2011 às 15:24:03

Mantega descarta medidas para conter valorização do dólar

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, descartou nesta quarta-feira (21) tomar medidas no âmbito do Ministério da Fazenda para conter a valorização do dólar ante o real.

"O câmbio esta apenas devolvendo o que valorizou antes", disse o ministro ao desembarcar na estação de trem em Washignton, onde vai participar dos encontros do FMI (Fundo Monetário Internacional).

Mantega não quis fazer comentários sobre eventual venda de dólares pelo Banco Central. "Pergunte ao BC", disse. O ministro disse que a valorização do dólar reflete uma tendência mundial em que a moeda americana se valoriza ante outras divisas por conta do aumento do risco na Europa.

Mantega disse não temer efeitos da alta do dólar sobre a inflação no Brasil. Ele argumenta que, se houver o agravamento da crise mundial, de um lado o câmbio se desvaloriza, mas por outro cai os preços das commodities, aliviando pressões sobre índices de preços.


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Operações de crédito consignado recuam quase 10% em junho

O número de operações de empréstimo consignado caiu 9,08% em junho, na comparação com maio deste ano, atingindo 796.774 contratos, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (19) pela Previdência Social.

Notícias Gerais, por Redação

Mantega diz que IOF maior inibe capital de curto prazo e descarta taxar IED

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nessa quinta-feira que a mudança na cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em empréstimos no exterior "é uma medida importante para o câmbio".

Notícias Gerais, por Redação

Receita aprova multiplataformas para declaração de IR em 2013

A Receita Federal divulgou nesta segunda-feira duas instruções normativas instituindo aplicativos para o recolhimento de ganhos de capital e do carnê-leão na declaração de IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física), ano-calendário 2012.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar volta para R$ 1,70 e Bovespa perde 1,83%

O pessimismo generalizado nos mercados financeiros a respeito da crise europeia derruba as principais Bolsas de Valores e alimenta uma corrida para o dólar frente às demais moedas.

Deixe seu Comentário:

=