Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 03/03/2011 às 17:47:29

Maioria dos brasileiros só vai ao médico quando está doente

DE SÃO PAULO

Uma pesquisa do Ibope Mídia revela que 62% dos brasileiros só vão ao médico quando estão realmente doentes. O percentual é ainda maior entre os homens (64%). A pesquisa foi feita em nove capitais e no interior de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste, com mais de 18 mil pessoas de 18 a 64 anos, entre agosto de 2009 e julho de 2010.

"No sistema único de saúde, a pessoa só vai mesmo quando está doente. O cara não vai ficar na fila para fazer uma revisão de rotina", diz Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Já na rede particular, afirma, a proporção de pacientes que visitam o médico regularmente é maior.

A mesma pesquisa mostra que metade dos entrevistados (55% dos homens e 49% das mulheres) usa preservativos em novos relacionamentos. Para o clínico, a menor presença das campanhas contra a Aids na mídia tem levado a uma queda no número de pessoas que se protege durante as relações. "A tendência das pessoas é relaxar nessa prevenção."

Já as dietas são uma grande preocupação do brasileiro, segundo o estudo. Para 79%, é importante manter a forma física e 40% das mulheres diz estar sempre tentando perder alguns quilos, contra 29% dos homens. Os consumidores que verificam o conteúdo nutricional dos alimentos são minoria: 29% dos homens e 39% das mulheres. Produtos diet e light são preferidos por 23% dos brasileiros.

A dieta constante é um sinal de que ela não está funcionando. "Falta persistência ao brasileiro, isso é até um traço cultural", afirma Lopes.

A falta de interesse pelo conteúdo nutricional dos alimentos pode ser fruto da complicação dos rótulos. "Gorduras e açúcares poderiam ter mais destaque."

A medicina homeopática e a medicina caseira são confiáveis para 53% dos brasileiros e ainda mais (56%) entre as mulheres. "Quase 70% das doenças são simples e se curam sozinhas. O médico homeopata tem uma relação mais intensa com o paciente do que o alopata, por isso dá resultado", diz o médico. Já o chá receitado pela avó pode estimular a automedicação. "Como muitas vezes a pessoa se cura sozinha, acha que o chá funciona."

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 03.03.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Cerca de 6% das crianças brasileiras sofrem de hipertensão

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado nesta sexta-feira (26), será dirigido, este ano, para o público jovem. A decisão, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) é com o fato de que de 6 a 8% das crianças brasileiras já são hipertensas.

Saúde Empresarial, por Redação

O desafio de custear saúde e aposentados

A população mundial atingiu 7 bilhões de habitantes em 2011, sendo 900 milhões de idosos (13%). O Brasil, em plena transição demográfica, possui 196 milhões de habitantes, com 20 milhões de idosos (10%).

Saúde Empresarial, por Redação

TI dos hospitais é vulnerável ao fenômeno da consumerização

Enquanto a legislação de crimes digitais não é clara no País, a gestão de TI no cenário hospitalar reflete o mesmo despreparo do governo com a invasão de hackers em seus sites

Deixe seu Comentário:

=