Publicado por Redação em Notícias Gerais - 24/05/2011 às 15:14:23

Maioria da população é contra publicidade dentro de escolas

Pesquisa realizada pelo Datafolha aponta que 56% da população é contra a publicidade de empresas dentro das escolas. O estudo foi encomendado pelo Instituto Alana, que desenvolve o projeto Criança e Consumo.

Dos cidadãos que têm filhos, 59% se opõem à propaganda, contra 49% dos que não são pais e que também não são a favor da publicidade. Na análise por renda, as classes C, D e E mostram os maiores índices de desaprovação da publicidade em escolas, de 60%.

O Projeto Criança e Consumo desenvolve ações no sentido de despertar a consciência crítica da sociedade brasileira a respeito das práticas de consumo de produtos e serviços por crianças e adolescentes.

Motivos
Entre os principais motivos apontados para a desaprovação está, em primeiro lugar, o fato de a escola não ser lugar de vender produtos, resposta de 33% dos 2.061 entrevistados. Para 23%, publicidade não tem nada a ver com educação.

Outros dois motivos que também justificam a desaprovação são que a criança pode ser levada a consumir produtos que não são bons para ela e que não estão preparadas para tomar decisões sobre quais produtos devem consumir.

Análise do resultado
De acordo com a advogada e coordenadora geral do Criança e Consumo, Isabella Henriques, os dados mostram que, em sua maioria, a população está preocupada com o bombardeio comercial presente no espaço educacional.

A advogada ainda esclarece que o motivo para a realização da pesquisa foi o aumento das denúncias de pais preocupados com ações de empresas em escolas. Vale lembrar que no País não há uma legislação que aborde o assunto, apenas propostas de regulamentação.

Em âmbito federal, o projeto de lei 87/2011 acrescenta a seguinte frase no artigo 36 do Código de Defesa do Consumidor: “É proibida toda forma de publicidade de produtos e serviços dentro das escolas de educação básica”.

Fonte: web.infomoney.com.br | 24.05.11 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Indexação da economia brasileira está diminuindo, diz Mantega

  O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira que a inflação no Brasil está em trajetória descendente e que a indexação da economia está diminuindo.

Notícias Gerais, por Redação

Supremo estende benefício do aviso prévio proporcional

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quarta-feira, 7, que também têm direito ao aviso prévio proporcional de até 90 dias os empregados demitidos antes da Lei 12.506/11, que regulamentou o benefício.

Notícias Gerais, por Redação

Nova taxa básica de juros será conhecida hoje

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central define, nesta quarta-feira (29), a nova taxa básica de juros, a Selic, utilizada como referência para o custo dos empréstimos aos consumidores e empresas.

Notícias Gerais, por Redação

Títulos protestados de pessoas físicas crescem 12,6% em maio

O número de títulos protestados de pessoas físicas cresceu 12,6% em maio, na comparação com abril. Frente a maio de 2011, a houve queda, de 2,5%.

Notícias Gerais, por Redação

O Brasil e a inflação

O economista de Harvard Kenneth Rogoff (ex-FMI e ortodoxo) foi um dos primeiros a pregar a solução. Ela ganha a praça, de propósito ou não.

Notícias Gerais, por Redação

Diabéticos têm dificuldade de achar medicamento Victoza

A corrida para comprar o remédio Victoza (liraglutida), indicado para o tratamento de diabetes mas cada vez mais usado para emagrecer, pode deixar os pacientes que realmente precisam do medicamento na mão.

Deixe seu Comentário:

=