Publicado por Redação em Mercado - 06/10/2022 às 09:35:42

Líderes dão mais valor ao ambiente do que ao salário, diz pesquisa



Depois do salário, o ambiente de trabalho é o principal fator levado em conta por profissionais que não fazem parte dos times de liderança hoje. No caso dos líderes, o resultado é inverso: o ambiente de trabalho ocupa o primeiro lugar, seguido do ambiente. Os dados são do estudo Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho 2022, realizado pela The School of Life em parceria com a Robert Half. Foram ouvidos 800 profissionais de todo o Brasil com 25 anos ou mais e nível superior completo, sendo 620 líderes e 180 liderados.

O estudo reafirma a ideia de que cada vez mais os profissionais estão em busca de um ambiente de trabalho saudável, que apoia o colaborador e permite a conexão com colegas, valores e propósitos. Nesse cenário, 45% dos líderes e 44% dos liderados já pediram demissão devido ao mau relacionamento com um líder direto ou pares de trabalho. 

E a maioria dos dois grupos (67% e 57%, respectivamente) disse trabalhar atualmente com alguma pessoa emocionalmente desafiadora, com perfil manipulador, humor instável ou algum nível de agressividade.  “É muito claro nas minhas conversas com o RH das empresas o quanto os profissionais desaprenderam a conviver uns com os outros, a lidar com problemas e com pessoas difíceis ou apenas com opiniões e visões diferentes”, diz Diana Gabanyi, da The School of Life. 

Como líderes podem agir
O ambiente de trabalho é um fator importante para atrair e reter os talentos, assim como líderes mais humanos e próximos. Segundo o estudo, os profissionais sentem falta de apoio dos seus gestores. Para 36% dos funcionários, os chefes não estão demonstrando disponibilidade, escuta ativa, presença e valorização do outro. 

Na avaliação dos profissionais, líderes também estão em falta em relação à comunicação, capacidade de decidir, empatia, objetividade e liderança.

Uma publicação recente da Harvard Business Review mostra que habilidades operacionais e de gestão de recursos financeiros são menos importantes para assumir cargos de liderança à medida que as soft skills se tornam prioridade para altos líderes.

Do outro lado, a comunicação é a principal habilidade (32%) comportamental buscada pelos líderes em suas equipes, além da capacidade de decidir (opinião de 24% dos gestores) e empatia (23%). 

Saúde mental no ambiente de trabalho
Entre julho de 2021 e julho de 2022, 19% dos liderados mudaram de emprego ou simplesmente pediram demissão visando a melhora da sua qualidade de vida ou do seu bem-estar mental e emocional. 

As companhias começam agora a perceber a importância de ter ações relacionadas à saúde mental e à motivação dos seus funcionários. Considerando o período de julho de 2021 a julho de 2022, 38% dos líderes e 52% dos liderados disseram que, em algum momento, deixaram de produzir ou se engajar no trabalho por estarem emocionalmente abalados. Mesmo assim,  36% dos líderes e 34% dos liderados disseram que nas companhias nas quais atuam não há iniciativas relacionadas ao burnout.



Fonte: Forbes


Seguro Auto

Posts relacionados

Mercado, por Redação

Cade aprova sem restrições compra da SulAmérica pela Rede D'Or

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a compra da operadora de planos de saúde SulAmérica pelo grupo hospitalar Rede D'Or. A tendência de aprovação foi antecipada pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo.

Deixe seu Comentário:

=