Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/10/2011 às 11:00:01

Juros recuam para menor patamar da série histórica; veja taxas

As taxas de juros das operações de crédito voltaram a cair em setembro, de acordo com a pesquisa da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) divulgada nesta segunda-feira.

Para pessoa física, a taxa de juros média passou de 6,75% ao mês em agosto para 6,69% em setembro, registrando o menor patamar da série histórica, iniciada em 1995. Das seis linhas de crédito pesquisadas, uma se manteve estável (cartão de crédito) e as demais recuaram.

Cenário internacional reduz demanda do consumidor por crédito

Para pessoa jurídica, a taxa média foi de 3,99% para 3,97%. Das três linhas de crédito analisadas, uma subiu (conta garantida) e as outras duas apresentaram redução.

De acordo com o economista e coordenador de estudos da entidade, Miguel José Ribeiro de Oliveira, essas reduções podem ser atribuídas a quatro fatores: o bom momento pelo qual passa a economia brasileira, a maior oferta de crédito, a maior competição no sistema financeiro e a queda da taxa básica de juros Selic.

Taxa de juros em setembro, em % ao mês

Para pessoa física
Comércio - 5,54%
Cartão de crédito - 10,69%
Cheque especial - 8,23%
CDC (bancos) - 2,24%
Empréstimo pessoal (bancos) - 4,47%
Empréstimo pessoal (financeiras) - 8,94%
Média - 6,69%

Para pessoa jurídica
Capital de giro - 2,79%
Desconto de duplicatas - 3,09%
Conta garantida - 6,02%
Média - 3,97%

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 10.10.11
 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Maioria das micro empresas faz coleta seletiva e economiza recursos, diz pesquisa

Donos de micro e pequenas empresas no Brasil estão atentos a ações ligadas à preservação do meio ambiente. O comportamento inclui coleta seletiva de lixo (70,2%), controle de consumo de papel (72,4%), de água (80,6%), de energia (81,7%)

Notícias Gerais, por Redação

Comércio eletrônico deve crescer 25% em 2012, para R$ 23,4 bi

As vendas via Internet devem registrar crescimento de 25% em 2012 na comparação com o ano passado, atingindo faturamento de R$ 23,4 bilhões, segundo dados da e-bit, consultoria especializada em comércio eletrônico, divulgados nesta quarta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Inflação controlada dá mais poder à política monetária brasileira, afirma Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a taxa de juro brasileira caminha a "patamares mais normais", em referência ao ajuste para baixo em 0,75 ponto no patamar da Selic, para 9,75% ao ano.

Notícias Gerais, por Redação

Procon-SP: taxa média de cheque especial tem leve alta em março

Em primeiro de março, a taxa média de juros de cheque especial teve alta de 0,01 ponto percentual em relação a fevereiro, passando de 9,53% ao mês para 9,54%, de acordo com pesquisa da Fundação Procon-SP divulgada nesta terça-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Correios dizem que 80% dos funcionários estão trabalhando

Os Correios divulgaram nota nesta segunda-feira informando que 80% dos funcionários estão trabalhando e que as agências estão abertas à população.

Deixe seu Comentário:

=