Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/06/2012 às 16:49:38

G20 lançará plano para fortalecer compromissos de ajuda ao FMI

Os ministros de Finanças do G20 estão preparando propostas para fortalecer os recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI), que serão incorporados em um plano de ação a ser aprovado durante a próxima reunião do grupo no México, informou uma representante mexicana do G20.

"Os ministros de Finanças estão trabalhando com compromissos específicos que cada país fará para apoiar a recuperação global e isso se verá refletido no plano de ação que será adotado em Los Cabos", o balneário mexicano onde se celebrará o encontro, disse Lourdes Aranda, representante do México para o G20.

A diplomata acredita ser provável que as economias emergentes tenham um compromisso maior com relação ao FMI agora do que tinham no passado. "Cremos que as economias emergentes terão um papel maior, não só em direitos, mas sim em responsabilidades", defendeu Aranda na sede das Nações Unidas.

O encontro das maiores economias desenvolvidas e emergentes acontecerá a partir de 17 de junho em meio a uma onda de incertezas sobre a economia global, enquanto que a Europa sofre uma crise da dívida e Estados Unidos e China registram uma desaceleração de suas economias.

Em abril, durante as assembleias do FMI e do Banco Mundial em Washington, os países do G20 se comprometeram a aumentar os recursos creditícios do Fundo em mais de US$ 430 bilhões, sem o apoio dos Estados Unidos. Contudo, não se conhece ainda os detalhes do aporte que será realizado pelos países emergentes, que buscam aumentar seu peso de decisão dentro do organismo.

Fonte: Terra


Seguro Auto

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Prévia da inflação em dezembro fica dentro do teto da meta em 12 meses

Alimentos e bebidas puxaram alta no mês, mais que o dobro de novembro. Acumulado do ano chega a 6,46%, ligeiramente abaixo da meta.

Notícias Gerais, por Redação

Economia brasileira cresce 0,4% no segundo trimestre em relação ao primeiro

A economia brasileira cresceu 0,4% no segundo trimestre em relação aos três primeiros meses do ano, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (31) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Notícias Gerais, por Redação

Miriam Belchior tenta defender IPI maior para empresários

A ministra Miriam Belchior (Planejamento) teve que defender a medida que elevou o IPI para carros importados, anunciada na semana passada, a uma plateia de empresários em São Paulo.

Deixe seu Comentário:

=