Publicado por Redação em Notícias Gerais - 23/10/2014 às 11:05:22

Jovem é o que menos controla a vida financeira, diz pesquisa do Serasa

Pesquisa do Serasa Consumidor, braço da Serasa Experian voltado para o consumidor, e Ibope Inteligência revela que jovens entre 16 a 24 anos são os que possuem menos controle da vida financeira. No primeiro semestre, 40% admitem não manter a vida financeira sob controle. Quanto mais idade, maior é o percentual de pessoas que dizem manter o controle dos gastos: 62%, entre 25 e 34 anos; 66%, entre 35 e 44 anos; 67%, entre 45 e 54 anos; e 75%, entre 55 e mais.
 
“Este é um dos fatores que acabou contribuindo para que o jovem brasileiro tivesse o nível mais baixo de educação financeira. A população desse perfil não costuma planejar suas finanças de maneira consciente. Os jovens precisam evitar agir por impulso e adquirir o hábito de controlar melhor a vida financeira para que eles não sofram as consequências do superendividamento e da inadimplência", diz o superintendente do Serasa Consumidor, Júlio Leandro.
 
O grupo de 16 a 17 anos apresentou queda em relação à nota de educação financeira do ano passado: de 5,9 para 5,5. Os brasileiros que têm entre 18 e 24 também caíram na comparação com 2013, de 5,9 para 5,8.
 
De acordo com a pesquisa, os jovens lideram o maior percentual de respostas às seguintes questões: “Normalmente, eu fico mais satisfeito em gastar um dinheiro agora do que poupá-lo para o longo prazo” e “Eu tenho uma tendência a comprar de forma espontânea e imediata, sem pensar muito”, "Prefiro comprar parcelado do que esperar ter dinheiro para comprar à vista", "Quando compro alguma coisa, geralmente escolho a marca que meus amigos/parentes irão aprovar".

Para a pesquisa foram entrevistadas 2.002 pessoas maiores de 16 anos de idade, em 140 cidades de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, incluindo capitais, periferia e interior.

Fonte: ASERC


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Por que economia não vai deixar relaxar nas férias de julho

Para o Banco Espírito Santo, com as perspectivas de crescimento ainda patinando, parece complicado haver uma perspectiva de melhora no curto prazo

Notícias Gerais, por Redação

Brasil vai retomar crescimento robusto, diz presidente do BC

O Brasil será capaz de superar a atual desaceleração econômica e retornará a um crescimento robusto, enquanto segue de olho nas saídas de capital, disse o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, segundo um diário alemão.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil tem maior taxa do cartão de crédito entre países da América Latina

Apesar das recentes quedas na Selic, o Brasil tem a maior taxa média de juros nas operações com cartão de crédito na comparação com seis países da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Venezuela e México).

Notícias Gerais, por Redação

Emergentes custam mais ao HSBC, mas compensam Europa

O aumento de US$ 1 bilhão na folha de pagamentos no Brasil, na China e em outros mercados emergentes foi o preço que o HSBC pagou para escapar da estagnação que atingiu alguns concorrentes que dependem mais da Europa.

Deixe seu Comentário:

=