Publicado por Redação em Notícias Gerais - 23/10/2014 às 11:05:22

Jovem é o que menos controla a vida financeira, diz pesquisa do Serasa

Pesquisa do Serasa Consumidor, braço da Serasa Experian voltado para o consumidor, e Ibope Inteligência revela que jovens entre 16 a 24 anos são os que possuem menos controle da vida financeira. No primeiro semestre, 40% admitem não manter a vida financeira sob controle. Quanto mais idade, maior é o percentual de pessoas que dizem manter o controle dos gastos: 62%, entre 25 e 34 anos; 66%, entre 35 e 44 anos; 67%, entre 45 e 54 anos; e 75%, entre 55 e mais.
 
“Este é um dos fatores que acabou contribuindo para que o jovem brasileiro tivesse o nível mais baixo de educação financeira. A população desse perfil não costuma planejar suas finanças de maneira consciente. Os jovens precisam evitar agir por impulso e adquirir o hábito de controlar melhor a vida financeira para que eles não sofram as consequências do superendividamento e da inadimplência", diz o superintendente do Serasa Consumidor, Júlio Leandro.
 
O grupo de 16 a 17 anos apresentou queda em relação à nota de educação financeira do ano passado: de 5,9 para 5,5. Os brasileiros que têm entre 18 e 24 também caíram na comparação com 2013, de 5,9 para 5,8.
 
De acordo com a pesquisa, os jovens lideram o maior percentual de respostas às seguintes questões: “Normalmente, eu fico mais satisfeito em gastar um dinheiro agora do que poupá-lo para o longo prazo” e “Eu tenho uma tendência a comprar de forma espontânea e imediata, sem pensar muito”, "Prefiro comprar parcelado do que esperar ter dinheiro para comprar à vista", "Quando compro alguma coisa, geralmente escolho a marca que meus amigos/parentes irão aprovar".

Para a pesquisa foram entrevistadas 2.002 pessoas maiores de 16 anos de idade, em 140 cidades de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, incluindo capitais, periferia e interior.

Fonte: ASERC


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo federal cortará até R$ 15 bilhões em despesas, diz Mantega

Medida foi antecipada pelo ministro, em entrevista ao Bom Dia Brasil. Objetivo é cumprir a meta de economia para o pagamento de juros.

Notícias Gerais, por Redação

Governo não poupará medidas para controlar inflação, diz Mantega

 O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira que o governo não poupará medidas para controlar a inflação, ao mesmo tempo em que destacou que em breve serão anunciadas desonerações aos setores sucrolacooleiro e químico.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil e China lideram captação de private equity em emergentes

Os mercados emergentes continuaram crescendo na captura de recursos da indústria global de private equity em 2011, com destaque para Brasil e China, informou nesta segunda-feira uma entidade do setor.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa iniciará negociação de dez programas de BDRs em 7/2

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) informou nesta quinta-feira que, a partir de 7 de fevereiro, terá início a negociação de dez programas de BDRs Nível 1 não patrocinados, que serão emitidos pelo Citibank.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma diz que vai manter meia-entrada na Copa do Mundo-2014

Antes de se reunir com representantes da Fifa nesta segunda-feira, em Bruxelas, na Bélgica, a presidente Dilma Rousseff deixou claro que pretende resistir à pressão da entidade e não recuar da decisão de permitir a meia-entrada nos jogos da Copa do Mundo-2014.

Notícias Gerais, por Redação

Governo estuda usar dinheiro do pré-sal para saúde

Recursos dos royalties podem ser devolvidos aos governos dos Estados para financiamento da saúde

Deixe seu Comentário:

=