Publicado por Redação em Notícias Gerais - 13/07/2011 às 12:01:37
Carreiras: especialista dá dicas para não perder tempo com redes sociais
SÃO PAULO – Hoje, quase todas as pessoas utilizam redes sociais, para manter contatos pessoais ou profissionais. Contudo, apesar de serem aliadas na hora de manter o networking, se mal utilizadas, elas podem causar um impacto negativo na carreira.
De acordo com o especialista em administração do tempo e produtividade, fundador da Triad PS, Christian Barbosa, é preciso ser seletivo nas redes sociais, tanto no que diz respeito ao número de redes utilizadas como no que se trata de posts e amigos.
Para ele, o ideal é focar nas principais redes e criar uma estratégia para cada uma, determinando aquelas que serão utilizadas para fins pessoais e quais serão para profissionais. Além disso, aconselha, é melhor seguir pessoas que agreguem valor e fornecer um conteúdo relevante, na medida certa e com periodicidade.
“Muitas empresas utilizam as redes sociais na hora de contratar um profissional e vai pegar muito mal se houver fotos suas, bêbado depois da balada. Mantenha coerência no perfil que definir, com fotos, textos e comentários! Muita gente tem se queimado sem perceber por falta de estratégia!”, diz Barbosa.
Não perca tempo
Cuidar para que as redes sociais não roube o seu tempo no trabalho também é uma das preocupações que o profissional deve ter.
Assim, aconselha Christian, cancele e-mails de notificações das redes sociais para controlar a vontade de saber, por exemplo, por que foi “taggeado” na foto de um amigo. Abaixo, outras dicas:
- Evite o “real time answer”. Em outras palavras, não se obrigue e não crie o hábito de responder uma mensagem na mesma hora em que a pessoa a enviou, assim, as pessoas não ficam mal acostumadas;
- Determine horários para verificar sua rede e, se sua empresa permite, não abuse.
- Não deixe a vida social de lado e reserve um tempo para estar junto com amigos e com a família.
Fonte: web.infomoney.com.br | 13.07.11
Posts relacionados
Mais de 60% dos brasileiros acham que o acesso ao crédito está mais fácil
No Brasil, o acesso ao crédito tem se tornado cada vez mais fácil, pelo menos na percepção de 60,9% dos brasileiros.
Bancários retornam ao trabalho após 21 dias de greve
Uma das categorias trabalhistas mais fortes do país, os bancários decidiram ontem voltar, oficialmente, ao trabalho após 21 dias de paralisação, embolsando um reajuste salarial nada desprezível de 1,5% acima da inflação (9% de aumento).


