Publicado por Redação em Previdência Corporate - 02/05/2012 às 13:03:33

IR 2012: declaração com atraso já pode ser entregue à Receita

O contribuinte que por algum motivo não enviou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física dentro do prazo (encerrado às 23h59 do dia 30 de abril) já pode, desde as 8h desta quarta-feira (2), enviar a declaração à Receita Federal. Entretanto, será preciso colocar a mão no bolso e pagar uma multa que vai de R$ 165,74 até 20% do imposto devido.

Diferente do ano passado, não será preciso instalar o aplicativo  novamente no computador, pois o programa já está atualizado para o cálculo da multa para quem entregar com atraso.

Entretanto, o contribuinte não poderá optar pela entrega em disquetes de computador nas agências bancárias. A partir de agora, só serão aceitas declarações enviadas pela internet ou em mídia removível – pen drive, disquete ou disco rígido externo – nas unidades de atendimento da Receita Federal.

25,24 milhões
De acordo com a Receita, 25.244.122 contribuintes enviaram a declaração dentro do prazo, número um pouco abaixo da estimativa do Fisco, que esperava receber 25,4 milhões de formulários.

Apenas no último dia de entrega, foram recebidas cerca de 2,9 milhões de documentos. Nos momentos de pico, entre as 15h e as 16h, 231 mil documentos foram enviados.

A Receita pretende concluir o processamento das declarações até o próximo dia 10. Por meio do extrato disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita (e-CAC), no endereço https://cav.receita.fazenda.gov.br, o contribuinte pode ver erros ou irregularidades na prestação de contas. O próprio sistema apontará as divergências, que deverão ser corrigidas por meio de uma declaração retificadora.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

IR de Ações é calculado com base no ganho líquido

Como calcular e pagar o Imposto de Renda (IR) nos ganhos com ações é uma das dúvidas mais comuns entre os pequenos investidores. Há cobrança de IR sempre que o volume de ações vendido no mês ultrapassa R$ 20 mil - e o pagamento do imposto deve ser mensal.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência: novo cálculo para a aposentadoria já está em vigor

O IBGE publicou nesta segunda (3), no Diário Oficial da União, a nova tábua de expectativa de vida do brasileiro. Com a divulgação, passou a valer, a partir de ontem, a nova tabela do fator previdenciário para o cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição.

Previdência Corporate, por Redação

Está perto de se aposentar? Entenda a regra dos 4% e saiba quanto custa viver bem

Você está prestes a se aposentar, ou mesmo que ainda falte muitos anos para parar de trabalhar, já está pensando em qual será a sua renda naquela fase da vida?

Previdência Corporate, por Redação

IR 2012: principal dúvida do contribuinte é como declarar investimento em ações

Quase um mês depois do início da temporada de entrega da Declaração de Ajuste Anual, as dúvidas ainda existem. Quem deve declarar e como preencher o documento são questões bastante comuns entre os contribuintes nesta época do ano.

Previdência Corporate, por Redação

Fundos de previdência dão herança sem imposto

Criados com o objetivo de facilitar as sucessões patrimoniais, os fundos de previdência privada do tipo VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres) permitem ao segurado eleger um ou mais beneficiários para receber o saldo acumulado em caso de morte.

Deixe seu Comentário:

=