Publicado por Redação em Notícias Gerais - 21/06/2012 às 16:56:58

INSS inaugura agência em Brasília e anuncia contratação de 1,7 mil

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Hauschild, deputados federais e distritais participaram nesta quinta-feira da inauguração de uma nova Agência de Previdência Social (APS) no Plano Piloto, zona central de Brasília. A nova APS substitui uma agência em que a prestação de serviços era feita precariamente no subsolo de um edifício.

Na última semana, peritos médicos do INSS participaram de audiência pública no Senado para pedir mais segurança, equipamentos e expansão do quadro de funcionários. "Não pude acreditar quando soube que a agência, a poucos km da Esplanada (dos Ministérios), estava entre as dez piores gerências executivas do País. Debaixo dos 'olhos' do INSS e do Ministério da Previdência", disse Hauschild à Agência Brasil.

Segundo ele, as reformas estão sendo feitas gradativamente. "Não há como fazer a reformulação de uma só vez. Tivemos de estabelecer prioridades e, assim, fazer os investimentos para a melhoria das instalações e do atendimento. O objetivo é regularizar a situação em todo o País de acordo com o orçamento", acrescentou.

De acordo com Hauschild, está prevista a expansão do quadro de funcionários da Previdência, com a contratação de 1,4 mil técnicos, 250 peritos e 100 assistentes sociais até o fim deste ano. Os funcionários serão os aprovados no concurso público, realizado pelo ministério no ano passado. Não há previsão de novo processo seletivo.

O ministro Garibaldi Alves Filho disse que o novo desafio para a Previdência e o INSS são as "filas virtuais", em referência ao marcação de serviços pela central de atendimento (número 135). Feito o agendamento, os segurados são atendidos aproximadamente 20 dias depois. Segundo ele, esse atendimento deve ser feito o mais rápido possível.

No Brasil, o INSS tem 1.209 APSs para atender a cerca de 44 milhões de segurados. As agências fazem inscrições de contribuintes, recolhimento, manutenção e revisões de direitos a benefícios previdenciários.

Fonte: Terra


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Otimismo das famílias com a economia mantém-se estavel em maio

O otimismo das famílias brasileiras em relação à economia do país manteve-se estável em maio, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Notícias Gerais, por Redação

Cerca de 12 mil servidores aposentados por invalidez terão o benefício revisto

A proposta de emenda à Constituição, aprovada pelo Senado na última semana, que permite que os servidores públicos aposentados por invalidez depois de 2004 recebam o benefício integral irá beneficiar quase 12 mil funcionários somente do Poder Executivo.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma volta a discutir mudanças na poupança

A presidente Dilma Rousseff vai reunir sua equipe econômica para avaliar se vale a pena enfrentar o desgaste eleitoral de mudar já o cálculo da caderneta de poupança ou se é possível esperar mais.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas da Europa sobem com vigor por esperança com Itália

As Bolsas europeias fecharam em alta nesta sexta-feira conforme o progresso político na Itália aliviou alguns temores sobre os cenários futuros para a crise da dívida na zona do euro.

Deixe seu Comentário:

=