Publicado por Redação em Previdência Corporate - 22/06/2011 às 16:30:55

INSS envia carta aos trabalhadores que podem se aposentar em junho

SÃO PAULO - Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que já estiverem aptos para se aposentar por idade a partir de junho receberão uma carta do órgão avisando sobre essa possibilidade.

Segundo a Previdência Social, 1.847 correspondências foram enviadas. São Paulo e Rio de Janeiro foram os estados com mais segurados a se aposentar, com 250 e 113 cartas, respectivamente.

O envio do Aviso para Requerimento do Benefício foi estabelecido em junho de 2009, com o objetivo de informar os servidores sobre seus direitos previdenciários. A medida prevê que as pessoas que já tenham completado a idade mínima e a carência necessárias para a aposentadoria recebam o aviso.

Homens que completam 65 anos e mulheres que completam 60 anos a partir do dia 1º de junho de 2011 devem receber o documento. Ambos devem ter feito, no mínimo, 180 contribuições ao INSS.

Informações e segurança
A carta possui um código de segurança para que a pessoa se certifique de que a correspondência foi realmente emitida pelo INSS. A confirmação de autenticidade pode ser feita no site da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) ou pelo número 135. Além do código de segurança, podem ser solicitados outros dados do beneficiário.

O documento conta com o nome e o NIT (número de identificação do trabalhador) do segurado, data de nascimento, sexo, informação sobre a quantidade de contribuições feitas ao INSS e estimativa de renda mensal do futuro benefício.

O beneficiário também pode confirmar a autenticidade do documento na internet. No campo agência eletrônica do segurado, basta clicar em "Lista completa de serviços" e, em seguida, no atalho "Aviso para Requerimento de Benefício". Além do código de segurança indicado, será solicitado ao usuário que digite o nome, data de nascimento e CPF. Se os dados estiverem corretos, aparecerá uma mensagem confirmando a autenticidade da carta.

Aqueles que não receberam a carta, mas têm condições para se aposentar por idade, devem providenciar a correção de seu cadastro, agendando o atendimento pela Central 135. A Previdência alerta aos segurados para que mantenham seus dados atualizados.

Fonte: web.infomoney.com.br | 22.06.11


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

INSS não pode cobrar benefício com dívida ativa, diz STJ

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não pode cobrar benefício previdenciário pago indevidamente ao favorecido mediante inscrição em dívida ativa e posterior execução fiscal.

Previdência Corporate, por Redação

Consultor responde dúvidas sobre previdência, financiamento e doação

O consultor Antônio Teixeira Bacalhau, da IOB–Folhamatic, responderá diariamente, a partir desta sexta-feira (1º) e até o dia 30 de abril, cinco perguntas enviadas por internautas do G1 sobre a declaração do Imposto de Renda 2013.

Previdência Corporate, por Redação

Governo prepara mudança na previdência aberta

O governo vai reformular as regras de aplicação dos investimentos dos fundos de previdência aberta, conhecidos como PGBL e VGBL.

Previdência Corporate, por Redação

O pesado custo da previdência pública

O Brasil gasta quase 5% do Produto Interno Bruto (PIB) com a previdência dos servidores públicos nos três níveis de governo. É mais do que o dobro da mediana do que gastam os países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE)

Deixe seu Comentário:

=