Publicado por Redação em Previdência Corporate - 22/06/2011 às 16:30:55

INSS envia carta aos trabalhadores que podem se aposentar em junho

SÃO PAULO - Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que já estiverem aptos para se aposentar por idade a partir de junho receberão uma carta do órgão avisando sobre essa possibilidade.

Segundo a Previdência Social, 1.847 correspondências foram enviadas. São Paulo e Rio de Janeiro foram os estados com mais segurados a se aposentar, com 250 e 113 cartas, respectivamente.

O envio do Aviso para Requerimento do Benefício foi estabelecido em junho de 2009, com o objetivo de informar os servidores sobre seus direitos previdenciários. A medida prevê que as pessoas que já tenham completado a idade mínima e a carência necessárias para a aposentadoria recebam o aviso.

Homens que completam 65 anos e mulheres que completam 60 anos a partir do dia 1º de junho de 2011 devem receber o documento. Ambos devem ter feito, no mínimo, 180 contribuições ao INSS.

Informações e segurança
A carta possui um código de segurança para que a pessoa se certifique de que a correspondência foi realmente emitida pelo INSS. A confirmação de autenticidade pode ser feita no site da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) ou pelo número 135. Além do código de segurança, podem ser solicitados outros dados do beneficiário.

O documento conta com o nome e o NIT (número de identificação do trabalhador) do segurado, data de nascimento, sexo, informação sobre a quantidade de contribuições feitas ao INSS e estimativa de renda mensal do futuro benefício.

O beneficiário também pode confirmar a autenticidade do documento na internet. No campo agência eletrônica do segurado, basta clicar em "Lista completa de serviços" e, em seguida, no atalho "Aviso para Requerimento de Benefício". Além do código de segurança indicado, será solicitado ao usuário que digite o nome, data de nascimento e CPF. Se os dados estiverem corretos, aparecerá uma mensagem confirmando a autenticidade da carta.

Aqueles que não receberam a carta, mas têm condições para se aposentar por idade, devem providenciar a correção de seu cadastro, agendando o atendimento pela Central 135. A Previdência alerta aos segurados para que mantenham seus dados atualizados.

Fonte: web.infomoney.com.br | 22.06.11


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

A cinco dias do fim do prazo, 10 milhões não entregaram IR

A apenas cinco dias do fim do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda, 10 milhões de contribuintes ainda não prestaram contas ao Leão.

Previdência Corporate, por Redação

Tenho 25 anos; qual o melhor fundo de previdência?

Tenho 25 anos; qual o melhor fundo de previdência?

Previdência Corporate, por Redação

Declaração do IR com cartão com chip deve se tornar obrigatória

Contribuintes que tiveram rendimentos em 2012 acima de R$ 10 milhões – sejam eles tributáveis (como rendas provenientes de trabalho, aluguéis e pensões), isentos (como rendimento de poupança, FGTS), não tributáveis (como férias indenizadas)

Previdência Corporate, por Redação

Atenção à previdência

Cada vez mais brasileiros têm recorrido aos planos de previdência privada para garantir uma aposentadoria mais tranquila no futuro, acumular recursos para comprar um imóvel ou até mesmo para estudar no exterior.

Previdência Corporate, por Redação

IPM recadastra aposentados e pensionistas

Mirando um projeto para amortizar déficit atuarial da previdência da Capital, o Instituto de Previdência do Município (IPM) está promovendo desde segunda-feira, dia 9, o recadastramento dos aposentados e pensionistas de Fortaleza.

Previdência Corporate, por Redação

Déficit da Previdência diminui em outubro e é o menor desde 1997

O déficit do Regime Geral de Previdência Social em outubro é o menor para o mês desde 1997 e o melhor resultado no acumulado no ano, segundo o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada tem maior ganho de arrecadação em 3 anos

O setor de previdência privada aberta (PGBL, VGBL entre outros) arrecadou R$ 33 bilhões entre janeiro de agosto deste ano, em um incremento de 21,90% em relação ao mesmo período de 2010.

Deixe seu Comentário:

=