Publicado por Redação em Notícias Gerais - 02/01/2012 às 10:48:45

Inflação do consumidor nas capitais de 2011 fica em 6,3% e supera marca de 2010

A inflação do consumidor nas capitais brasileiras, medida pelo IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal), encerrou 2011 em 6,36%, patamar maior que o registrado em 2010, quando a elevação dos preços ficou em 6,24%. Os dados foram divulgados pela FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta segunda-feira (2).

O IPC considera a variação dos preços em sete capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília. O indicador de inflação da FGV não é o oficial do governo, que usa o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O aumento dos preços acima de 6,3% em 2011 se deve, sobretudo, à elevação dos valores de roupas, sapatos, educação, leitura, recreação e do deslocamento nas grandes cidades. A inflação desses três grupos – vestuário; educação, leitura e recreação; e transportes – superou 7,2% e ficou acima da média brasileira.

Os gastos com alimentação, saúde, habitação e despesas diversas também tiveram reajustes consideráveis em 2011, todos com aumentos de cerca de 6%, mas ficaram abaixo da média nacional.

Na última semana de dezembro, a elevação dos preços em geral ficou em 0,79%, motivada, sobretudo, pela alta da comida. A alimentação ficou 1,65% mais pesada no bolso do consumidor no período, com destaque para as hortaliças e legumes, aves e ovos e arroz e feijão – prato tradicional do brasileiro, que subiu 3,75% em apenas uma semana.

A comida não foi o único grupo a registrar alta na última semana do mês passado. Tudo ficou mais caro em dezembro: vestuário, moradia, saúde, educação, transportes e despesas diversas. Este último grupo teve o aumento mais modesto, de apenas 0,11%.

Fonte:noticias.r7.com|02.01.12


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Viver de renda hoje exige ser três vezes mais rico do que em 2003

Viver de renda é um sonho cada vez mais distante dos brasileiros. Para ficar sem trabalhar o resto da vida, somente deixando o dinheiro render acima da inflação em uma aplicação segura, é necessário ser 3,5 vezes mais rico do que era preciso dez anos atrás.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado prevê PIB menor e mais inflação em 2013

Analistas do mercado financeiro elevaram a previsão para a inflação neste ano, segundo informou nesta segunda-feira o boletim Focus do Banco Central (BC).

Notícias Gerais, por Redação

Brasil tem deficit de US$ 6,04 bi na conta corrente de dezembro

O Brasil registrou em dezembro deficit em transações correntes de US$ 6,04 bilhões, informou o Banco Central nesta terça-feira (24).

Notícias Gerais, por Redação

Dólar opera em baixa nesta quinta-feira

O dólar opera em baixa frente ao real na manhã desta quinta-feira (12), após a estabilidade da véspera, em linha com o ambiente mais favorável a riscos nos mercados internacionais.

Deixe seu Comentário:

=