Publicado por Redação em Dental - 15/04/2015 às 11:09:24

A Estética do Sorriso com a Ortodontia e a Lente de contato dental

A estética do sorriso foca na harmonia dos dentes com o rosto e representa um dos principais motivos do paciente procurar um tratamento odontológico. Soluções como a instalação da lente de contato dental parecem “resolver” o problema da estética. No entanto, a posição e o formato dos dentes pode exigir o tratamento ortodôntico prévio.

Para muitos dos pacientes, os dentes com cor escura resistentes ao clareamento, mesmo com uso de branqueadores, com formato irregular, com espaçamentos entre outras indicações, o uso desse tipo de faceta de cerâmica de mínima espessura denominado lente de contato dental pode estar indicado. Porém, quando a oclusão, isto é, a mordida (encontro dos dentes "de cima" com os "de baixo") está errada, o uso do aparelho ortodôntico é fundamental para uma Odontologia de excelência. A não observação da indicação do preparo ortodôntico prévio à estética anterior pode gerar o que é conhecido como "sorriso artificial" isto é, quando os dentes não combinam com a estética bucal tanto em tamanho quanto em inclinação, sem contar que, se houver um prob lema oclusal (maloclusão), a durabilidade das lentes de contato dental fica extremamente comprometida.

Mas, por que os pacientes e até alguns cirurgiões-dentistas são resistentes quanto ao tratamento ortodôntico? A resposta envolve as lembranças do aparelho convencional tais como relatos de desconforto com aftas, o desprezo do mal hálito, a angústia de "estar prezo" com algo colado nos dentes, a dificuldade de escovar os dentes e usar o fio dental especiais, e, não menos importante, o fato do aparelho ser incompatível com o sorriso e o estilo de vida da maioria dos adultos. Isto é, não combina, é "ridículo" num paciente com vida profissional e pessoal importantes.

Felizmente, a técnica dos aparelhos invisíveis surgiu como alternativa aos aparelhos ortodônticos convencionais pois, o alinhador removível reuniu a higiene de tirar o aparelho para comer e usar o fio dental normalmente, o conforto de ser completamente liso, sem pontas, sem fios e, além disso, permitiu a correção da posição dentária sem que praticamente ninguém perceba que o paciente está em tratamento ortodôntico. Essa técnica moderna é muito utilizada por artistas, esportistas e empresários.

Quando indicado, o preparo ortodôntico da posição ideal dos dentes é base para que o resultado do tratamento com as lentes de contato dental seja de excelência. Isto é, ao invés do "transtorno" de usar aparelho convencional, corrigir os problemas oclusais com o alinhador removível mantém, durante a Ortodontia, o conforto, a higiene e o estilo de vida do indivíduo permitindo que o trabalho do próximo cirurgião-dentista seja o mais estético, natural e ideal para o sorriso de cada paciente por meio da lente de contato dental.

Dessa forma, a Ortodontia antes da estética anterior pode ser feita sem grandes transtornos com o aparelho invisível. Recomenda-se que, ao conversar com seu cirurgião-dentista sobre como obter o melhor para seu sorriso, peça uma avaliação ortodôntica para quantificar os benefícios da correção da mordida, dos dentes tortos, previamente ao uso da lente de contato dental pois, é provável que, se houver indicação, os benefícios de um trabalho de excelência são recompensadores.

***Artigo escrito pelo cirurgião-dentista Dr. Alberto dos Reis Condé Júnior (CROGO 6411). Com 15 anos de experiência clínica em Ortodontia, graduado pela Universidade Federal de Goiás, Dr. Alberto dos Reis Condé Júnior é especialista em Ortodontia pela USP e trabalha com as técnicas ortodônticas: Alinhadores Invisíveis (Aparelho Invisalign®) e Lingual. http://www.aparelhoinvisivelgoiania.com.br

Fonte: Portal Segs/Canal Tiko Santos - Youtube


Posts relacionados

Dental, por Redação

Por que o gosto da comida é ruim depois de escovar o dente?

Quem nunca comeu alguma coisa logo depois de escovar os dentes e percebeu que o gosto tão delicioso daquele alimento tinha ficado meio amargo?

Dental, por Redação

Dental, por Redação

Quem tem mau hálito não percebe, diz especialista

Por mais que possa parecer falta de cuidado e educação andar com bafo por aí, o portador de halitose pode nem saber que tem o problema.

Dental, por Redação

Conheça a história da escova de dentes

Os homens da caverna podiam não conhecer a escova de dentes, mas tentavam limpá-los com galhos e folhas de árvores. Os assírios usavam as mãos e dedos.

Dental, por Redação

Ministério planeja investir R$ 137 milhões em saúde bucal no Piauí

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Brasil Sorridente, vem investindo cada vez mais para ampliar a rede assistencial odontológica do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dental, por Redação

Diabete e problemas de saúde bucal.

As pesquisas mais recentes sugerem que há uma ligação entre a gengivite e a diabete. Embora já se saiba que os diabéticos têm maior chance de desenvolver doença periodontal, novos estudos indicam que a gengivite crônica pode ser um fator de risco para a diabete.

Deixe seu Comentário:

=