Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 04/03/2011 às 10:34:19
Hospital Santa Paula adapta gestão para iPad
	O Hospital Santa Paula, localizado na zona sul de São Paulo, integrou seu sistema interno de controle do centro cirúrgico ao iPad - dispositivo em formato tablet produzido pela Apple.
	
	A princípio, quatro aparelhos foram disponibilizados, neste mês de março, para a equipe comercial e diretoria clínica da instituição. No entanto, o hospital já trabalha para integrar a gestão de outras áreas ao iPad e, dessa forma, disponibilizá-lo para outros profissionais.
	
	Atualmente, os gestores conseguem ter acesso, de forma remota, a consultas referente a cirurgias agendadas, com detalhamento administrativo do seu andamento como, por exemplo, quais procedimentos e materiais serão realizados.
	
	"Acompanhamos tudo em tempo real e de qualquer lugar. A distância acabava criando uma margem de risco maior. Agora, podemos resolver de prontidão problemas de cirurgias que não foram autorizadas pelo convênio, por exemplo", explica o diretor comercial do hospital, Roberto Schahin.
	
	Futuro próximo
	
	O Santa Paula vislumbra um futuro prospero para a solução e, para isso, já está desenvolvendo novas aplicações das quais será possível acompanhar seus indicadores de produção: ocupação hospitalar, dados dos pacientes internados, faturamento, estoque, entre outros.
	
	Segundo Schahin, tal avanço deve entrar em funcionamento ainda em março. A equipe de TI do hospital é a responsável pela convergência dos sistemas internos para o dispositivo.
	
	Outro projeto também em andamento é o uso do tablet pela área clínica e assistencial. "A ideia é que todos possam prescrever e evoluir o paciente da beira do leito. Ou seja, tudo o que é descrito no prontuário eletrônico nos balcões de enfermagem poderá ser feito ao lado do internado", diz Schahin.
	
	A previsão é de um investimento de aproximadamente R$ 200 mil, contemplando cerca de 120 aparelhos distribuídos pelos andares.
	
	"Quanto menor a necessidade de transcrição maior é a segurança para o paciente. Com isso, ganhamos eficiência. O retorno está atrelado à economia do retrabalho, agilidade de atendimento e otimização da mão de obra", afirma o diretor.
	
	O próximo passo é também adaptar a gestão para o iPhone. "Muitos médicos já têm o seu iPhone e, em breve, poderão utilizá-lo para o controle das informações também", diz.
	
	De acordo com o executivo, o maior desafio do projeto foi mapear quais seriam os indicadores necessários para integrá-los aos dispositivos.
	
	"Essa integração tecnológica á uma tendência e enxergamos isso como algo positivo. Nosso negócio é 24 horas e, portanto, temos que ter informação 24 horas", afirma.
	
	Fonte: web.infomoney.com.br | 04.03.11


