Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 12/07/2011 às 13:47:11

Hospital de Câncer de Barretos inaugura escola de treinamento em cirurgia minimamente invasiva

O Institut de Recherche contre lês Cancers de l´Appareil Digestf (Ircad), centro de treinamento em cirurgia minimamente invasiva, acaba de inaugurar seu espaço no Brasil, esse é o terceiro centro no mundo, atualmente o projeto atua na França e em Taiwan. O instituto abriu suas portas na última sexta-feira (08), no Hospital de Câncer de Barretos, a 423 km da capital paulista.
 
Com estimativas de R$ 60 milhões de investimento, o espaço será referência para o treinamento da especialidade na América Latina. A ideia é que com o Ircad no Brasil, os profissionais latino-americanos não necessitem concorrer a processos para essa especialização na Europa e nos Estados Unidos, tornando a especialização mais rápida e econômica.
 
Para viabilizar o Ircad no Brasil, as já parceiras nos outros projetos: Covidien, que atua na área de instrumentos cirúrgicos e a Karl Storz, fornecedora de instrumentos endoscópios, também tiveram apoio do Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo.
 
Em contrapartida, serão destinadas 30% das vagas gratuitamente aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Para os seis meses de operação estão programados 11 cursos de treinamento, cada módulo custa cerca de R$ 2 mil. A estimativa é que em 2011, 1100 médicos sejam treinados.
 
De acordo com o diretor geral da entidade, Henrique Prata, a cirurgia minimamente invasiva diminui entre 70 e 80% o risco de infecção hospitalar e nos casos de cirurgias na área de oncológica, o paciente fica no hospital um terço a menos do tempo se comparado a cirurgia aberta. “Só isso já bastava para buscarmos um centro de treinamento”, afirma.
 
“Esse projeto é audacioso e vai trazer o sonho da medicina de excelência e de ponta para todo o campo da medicina no Brasil. Teremos oportunidades de difundir o que é certo e o que de melhor tanto para ricos como para pobres”, completou.
 
Prata contou que a sede do projeto do Ircad na América Latina seria a Argentina, mas que em reunião com o Professor Jacques Marescaux, idealizador do projeto, ele o convenceu sobre a importância de trazer o instituto para o Brasil. “Foi uma oportunidade de lutar por isso e mostrar que o Brasil era muito mais importante que qualquer outro país da América Latina pela dimensão social e territorial”.
 
*A repórter viajou a Barretos a convite da Covidien
 
Fonte: www.saudeweb.com.br | 12.07.11

Massificados

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=