Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 23/08/2011 às 12:09:42

HNSG cria projeto preventivo contra infecção hospitalar

Com a meta de intensificar as ações preventivas contra infecções hospitalares, o Hospital Nossa Senhora das Graças implantou o projeto Respiras, (Rede de Sensibilização em Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde – IRAS).
 
De acordo com a instituição, é uma iniciativa que tem como o principal objetivo, a construção integrada do conhecimento em assuntos fundamentais relacionados à prevenção de infecções no ambiente hospitalar.
 
As infecções adquiridas durante o tratamento de saúde são as principais causas de morbidade e mortalidade ocorridas em ambiente hospitalar. Apesar de fazerem parte do dia a dia hospitalar, a maioria das infecções hospitalares pode ser evitada com medidas de prevenção baseadas em conhecimento técnico adequado e apoio administrativo.
 
Segundo o hospital, o nome “Respiras” está relacionado aos alvéolos pulmonares conectados, que precisam “respirar” para a manutenção da vida. Para colocar o projeto em prática, o HNSG irá realizar palestras mensalmente destinadas aos enfermeiros.
 
Os encontros serão estruturados com conhecimento técnico e com dinâmicas que possam reforçar o aprendizado. Inicialmente, o convite é para a equipe de enfermeiros que são os gestores assistenciais mais próximos aos pacientes.
 
Fonte: www.saudeweb.com.br | 23.08.11

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Instituto Estadual do Cérebro terá custeio do Ministério da Saúde

Recursos de R$ 45,3 milhões/ano serão aplicados na manutenção do Complexo Hospitalar integrado pelo Instituto Estadual do Cérebro e o Hospital Estadual Anchieta

Saúde Empresarial, por Redação

Sincronia entre moléculas pode melhorar tratamento da depressão

A sincronia entre duas moléculas que diminuem durante a depressão e aumentam com o uso de antidepressivos pode levar a novos tratamentos para essa condição em seres humanos.

Saúde Empresarial, por Redação

Atendimento vip melhora a saúde de 85% dos bebês em hospital paulista

Emmanuel nasceu no domingo (1º), com mais de 4 kg, e teve alta na terça-feira (3). Mas dia 4 mesmo já estava de volta ao Hospital Estadual de Vila Alpina, na zona leste de São Paulo.

Saúde Empresarial, por Redação

Medicamentos são não-vegetarianos e pacientes não sabem

Pessoas que optam por não comer produtos de origem animal podem não estar cientes de que o estão fazendo a contra-gosto ao ingerir medicamentos comuns.

Deixe seu Comentário:

=