Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 02/02/2015 às 11:30:37

Tomar bebidas açucaradas faz meninas menstruarem mais cedo, diz estudo

 Além de influenciar no aumento do peso, bebidas açucaradas, como os refrigerantes, também podem afetar o ciclo menstrual. De acordo com um novo estudo publicado na revista científica "Human Reproduction", as meninas que frequentemente consomem bebidas açucaradas tendem a iniciar seus períodos menstruais mais cedo do que as meninas que não consomem essas bebidas.

Para examinar a relação entre as bebidas com açúcar e a idade em que as meninas têm sua primeira menstruação, os pesquisadores acompanharam 5.583 meninas, com idades entre 9 e 14 anos, entre 1996 e 2001 e descobriram que aquelas que bebiam mais de 1,5 porções de bebidas açucaradas por dia tiveram seu ciclo adiantado em 2,7 meses em comparação com as que consumiam duas porções ou menos dessas bebidas por semana.

Essa descoberta foi obtida independente do índice de massa corporal (IMC) das meninas, altura, ingestão total de alimentos e outros fatores de estilo de vida, como a atividade física.

As descobertas do estudo são consideradas importantes já que iniciar a menstruação mais cedo está ligado a um risco maior de desenvolver câncer de mama no futuro. Uma redução de um ano na idade da menarca -- primeira menstruação -- pode aumentar o risco de câncer de mama em 5%.

No momento da adesão ao estudo, nenhuma das meninas tinha iniciado seus períodos menstruais, mas até o final do estudo todas, exceto 3% (159), já tinham menstruado pela primeira vez.

Os pesquisadores usaram questionários para que as garotas anotassem sua dieta ao longo do dia, incluindo a frequência com que, em média, bebiam uma porção de diferentes tipos de bebidas: uma lata ou copo de refrigerante ou refrigerante diet, um copo de suco de frutas, ou um copo, lata ou garrafa de chá gelado adoçado. Todas essas bebidas têm açúcar adicionado sob a forma de sacarose, glicose, xarope de milho, etc., enquanto os refrigerantes e o chá gelado também contém cafeína.

Os pesquisadores investigaram também refrigerantes diet e sucos de frutas para avaliar o impacto de bebidas adoçadas artificialmente ou naturalmente, no entanto, esses dois tipos de bebidas não foram associados com nenhuma diferença na idade em que as meninas começaram seus períodos menstruais.

No entanto, em qualquer idade entre nove e 18 anos, as meninas que relataram consumir mais de 1,5 porções de bebidas adoçadas com açúcar por dia tiveram, em média, 24% mais chances de começar seu primeiro período menstrual antes das meninas que consumiram duas ou menos porções por semana, levando-se em conta os fatores que podem afetar a idade da primeira menstruação, como peso ao nascer, atividade física, raça ou etnia, estatura, frequência de jantar juntos como uma família e composição familiar. A idade média da primeira menstruação entre as meninas que consumiram as bebidas mais açucaradas foi de 12,8 anos, em comparação a 13 anos para as que bebem a quantidade "mínima" destas bebidas.

Os pesquisadores afirmam que as bebidas com adição de açúcar têm um índice glicêmico mais alto do que as adoçadas naturalmente, como sucos de frutas, e o alto teor glicêmico resulta em um rápido aumento nas concentrações de insulina no corpo. Essas concentrações mais elevadas podem resultar no aumento de hormônios sexuais, que causam grandes alterações no corpo, podendo até adiantar a menstruação.

Fonte: uol.com.br


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Instituto Estadual do Cérebro terá custeio do Ministério da Saúde

Recursos de R$ 45,3 milhões/ano serão aplicados na manutenção do Complexo Hospitalar integrado pelo Instituto Estadual do Cérebro e o Hospital Estadual Anchieta

Saúde Empresarial, por Redação

Quando deixar de tomar remédios se torna um problema de saúde pública

Segundo a Organização Mundial da Saúde, somente 50% dos doentes crônicos seguem o tratamento. Em pacientes com diabetes, a baixa aderência pode aumentar em 125% os custos com a doença.

Saúde Empresarial, por Redação

Planos de saúde descumprem prazos máximos para marcação de consultas

Pesquisa do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) mostra que oito entre nove maiores operadoras de planos de saúde com atuação em São Paulo não cumprem prazos máximos para marcação de consultas estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Saúde Empresarial, por Redação

Composto de açafrão começa a ser testado contra câncer

Médicos do Instituto Nacional do Câncer do Reino Unido estão lançando um estudo clínico - em pacientes humanos - para analisar os efeitos de um composto do açafrão para combater o câncer de intestino.

Deixe seu Comentário:

=