Publicado por Redação em Mercado - 14/09/2022 às 13:28:03

Híbrido é a chave para atrair talentos, indica pesquisa do Google



Liberdade de escolha e flexibilidade são os temas que movem os profissionais e funcionários de grandes empresas de acordo com o mais recente relatório do Google sobre futuro do trabalho.

A pesquisa foi feita com 1.258 pessoas em empresas de tamanhos diversos, sendo 41% delas com mais de 2.500 funcionários. A maioria (82%) dos profissionais já está em regime híbrido definitivo, 19% está em regime totalmente remoto 25%. Entre os que adotaram o regime híbrido, 76% está trabalhando de casa 2 ou 3 dias por semana.

Oferecer um modelo de trabalho híbrido, com a semana se dividindo entre casa e empresa, é hoje um fator fundamental para manter e atrair profissionais nas principais empresas do país.

Para 36% desses profissionais, uma proposta de emprego tem mais chances de ser aceita caso o regime de trabalho da empresa tenha a ver com sua escolha. Manter a qualidade de vida, ou o equilíbrio entre vida e trabalho, é o fator mais importante para 51% dos entrevistados na escolha por um novo emprego. O plano de carreira vem em segundo lugar, com 49% das indicações, e o pacote de remuneração e benefícios está em terceiro, com 38%.


Flexiblidade atrai talentos

65% dos entrevistados que trabalham em regime presencial mudariam de emprego se a proposta oferecesse híbrido

54% dos entrevistados em regime remoto aceitaria mudar se a empresa tivesse regime híbrido

O que é melhor para as empresas e pessoas
78% das lideranças afirmaram que ir ao escritório 2 ou 3 vezes na semana é o melhor regime de trabalho

81% dos funcionários afirmam que o regime híbrido é o que mais os ajuda a se adaptarem a mudanças que acontecem diariamente

80% das lideranças e 75% dos funcionários escolheu o regime híbrido como o melhor para a saúde mental

Difícil retorno
Para 41% das pessoas, voltar ao escritório depois do isolamento foi mais difícil do que ter que trabalhar de casa no início dele.
Para quem está chegando, a presença pode ser mais importante já que 62% afirmou ser essencial que novatos na empresa trabalhem mais dias presenciais durante a adaptação. As interações sociais mudaram nesse período pós-pandemia. Mas algumas convenções continuam: 43% sentem que precisam ir para o escritório sempre que a liderança está presente na empresa.

Para tornar esse retorno ao escritório mais saudável e eficiente, é importante:

Entender as particularidades de cada geração para que todos
Criar sentido para os dias de ida ao escritório, para que seja menos protocolar e mais atrativa.

Investir no onboarding de novos funcionários

Integrar quem está chegando com quem já está na empresa.

Definir estratégias claras, mas que não tirem a autonomia das pessoas.

Colaboração se tornou mais intensa
A ideia sobre colaboração mudou junto com o regime de trabalho. Se durante o isolamento e a pandemia, 68% considerava que a colaboração era muito alta em sua empresa, hoje esse número subiu para 81%. A empresa colheu informações para promoção de sua plataforma de colaboração, Workspace, por isso tem uma seção dedicada ao assunto.

Entre os profissionais com mais de 21 anos, 73% acredita que a experiência em reuniões é melhor quanto todos estão participando da mesma maneira, seja todos em uma sala virtual ou todos no escritório.

 


Fonte: Forbes


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Mercado, por Redação

Empresas com regime de trabalho flexível faturam mais, mostra estudo

Pesquisa foi realizada com 554 empresas de capital aberto dos Estados Unidos por um período de 3 anos.

Mercado, por Redação

Profissões do futuro: cargos que vão emergir dos desafios na era digital

Estudo revela panorama de profissões que surgirão nos próximos anos no Brasil com a demanda por especialistas em tecnologia e em soluções sustentáveis.

Deixe seu Comentário:

=