Publicado por Redação em Mercado - 20/12/2023 às 10:19:00

50% dos profissionais de RH apontam liderança e influência social como principais soft skills


Pesquisa “Panorama das Carreiras 2030: o que esperar das profissões até o final da década?” aponta ainda outras hards e soft skills importantes para o profissional de RH nos próximos anos. 

Liderança e influência social são as habilidades comportamentais mais cruciais para a carreira de profissionais de RH nos próximos 5 anos. Isso é o que mostra a pesquisa “Panorama das Carreiras 2030: o que esperar das profissões até o final da década?”, elaborada pela TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, em parceria com a H2R Insights e Trends. Ainda dentre as soft skills mais importantes para profissionais da área, os entrevistados elencaram inteligência emocional (47%), pensamento analítico e crítico (28%), e trabalho em equipe (19%). 

Quando questionados sobre as hard skills mais importantes para a carreira nos próximos 5 anos, 63% dos profissionais de RH entrevistados indicaram gestão de talentos, 56% apontaram conhecimentos em Inteligência Artificial (IA) e 38% responderam gerenciamento de projetos.

Pensando na área de atuação e atual momento da carreira, 63% dos profissionais de RH entrevistados destacaram que precisam aprender ou desenvolver hard skills no curto prazo, apontando como as principais: conhecimentos em tecnologia, gestão de projetos/tempo/negócios, novo idioma e conhecer mais sobre o mercado e a empresa em que atua. Em paralelo, 53% dos entrevistados apontaram precisar desenvolver ao menos uma soft skill, como liderança, gestão de pessoas, comunicação e oratória, e inteligência emocional. 

Perfil dos entrevistados  

Para a elaboração da pesquisa foram ouvidos 477 participantes do Universo TOTVS 2023. O público ouvido era constituído majoritariamente de profissionais de Tecnologia (60%), 15% de Marketing e Vendas, 13% de Finance, 7% de RH e 5% de outras áreas. Desses, 37% ocupam cargos de alta liderança; 35% são analistas; 17% são coordenadores/supervisores; 6% são especialistas; e 5% são estagiários. 

Atualização pessoal e profissional 

O estudo mapeou que os profissionais das quatro áreas entrevistadas se mantêm atualizados de forma autônoma e pulverizada, por diferentes canais, formatos e conteúdos. Os entrevistados mencionaram a realização de cursos de curta duração, sejam online ou presenciais (56%), audiência a vídeos no YouTube (51%) e leitura de artigos, sites, blog online (42%) e livros (37%). 

Para acessar o conteúdo completo do estudo “Panorama das carreiras 2030: o que esperar das profissões até o fim da década”, acesse o site:

https://conteudo.totvs.com/panorama-das-carreiras-2030 

 

Fonte: Mundo RH


Seguro Auto

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=