Publicado por Redação em Mercado - 09/03/2022 às 12:33:02

Mulheres têm as mesmas ambições que homens por cargos de liderança, diz pesquisa



Uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half em parceria com o Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) revelou que mulheres e homens têm as mesmas ambições quanto a alcançar cargos de liderança.

A pesquisa comparou as motivações entre entrevistados e entrevistadas em uma média que vai de 1 a 7. Em todos os níveis hierárquicos, os resultados foram próximos. Entre os colaboradores individuais, os homens tiveram uma média de motivação de 4,4 e as mulheres de 4,5. Entre os líderes de equipe, os números vão para 5,1 e 5, respectivamente. Para os líderes de líderes, os resultados são de 5,4 e 5,3. Para os líderes de áreas funcionais, os números ficam em 5,56 e 5,24. Entre os líderes de negócios, homens tem uma média de motivação de 5,49 e mulheres de 5.

Durante a carreira, tanto homens quanto mulheres enfrentam dois principais medos ao ascender: o de falhar e não ter competência suficiente e a preocupação quanto ao equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal. Esse resultado quebra o mito de que a pouca quantidade de mulheres em cargos é resultado da falta de motivação. Entre os líderes de equipe, eles são 66% enquanto as mulheres são 33%. Quando os cargos são ainda mais altos, ou seja, entre os líderes de líderes, a diferença é mais discrepante: os homens representam 89% e as mulheres 11%.

Para tomar novos rumos, ouvir e analisar as necessidades dos envolvidos pode ajudar. Assim, é possível criar um ambiente organizacional mais acolhedor e promover cada vez mais equidade. “É visível que as empresas estão preocupadas com a igualdade de gênero e que reconhecem seus benefícios, mas não podemos negar que ainda faltam políticas específicas para essa questão no ambiente corporativo”, diz Maria Sartori, diretora associada da Robert Half. 



Fonte: Forbes


Posts relacionados

Mercado, por Redação

Setor de planos de saúde fecha 2024 com números recordes de beneficiários

No ano passado, foram 52,2 milhões de beneficiários em planos de assistência médica e 34,5 milhões em planos exclusivamente odontológicos

Mercado, por Redação

85% das pessoas têm colegas de trabalho irritantes

Entre os modelos remoto e presencial, certos comportamentos podem pegar nos nervos de profissionais e afetar relacionamentos e produtividade.

Mercado, por Suporte AWSoft!

Espaços de trabalho em transformação

Modelo híbrido impulsiona mudança relevante no mercado de trabalho.

Mercado, por Redação

A esperada mudança de cultura do brasileiro na área de saúde

Muitas pessoas no Brasil ainda têm a cultura de que saúde é de graça. O fato de o governo gastar bilhões com a saúde da população, não dá ao povo a real dimensão de que todos nós estamos arcando com estas despesas.

Deixe seu Comentário:

=