Publicado por Redação em Dental - 22/10/2015 às 10:44:40

Hálito fresco o dia todo? 7 aliados que não podem faltar

Foto: Lisa S. (VERIFICANDO O HÁLITO) / Shutterstock

Dentista dá dicas para deixar a salivação em dia e manter a halitose longe de você

A dentista Jacqueline Chaves Duarte, especializada no diagnóstico e tratamento da halitose da clínica Hálito Puro, fez uma lista com sete aliados para quem quer ter hálito fresco durante o dia inteiro.

1. Água

Beba 2 litros de água por dia para ajudar na produção de saliva e, consequentemente, aumentar a lubrificação. Assim, você mantém o nível do detergente natural da boca que mantém o pH neutro e livre de bactérias do mau hálito.

2. Limpador de língua

Faça diariamente a limpeza da sua língua usando um limpador de língua e removendo completamente a saburra lingual (camada branca que recobre a superfície da língua e que é a causa mais comum de mau hálito).

3. Enxaguante sem álcool

Existem produtos especializados no combate ao mau hálito. Mas prefira as versões sem álcool que ressecam a boca e causam aumento da descamação bucal.

4. Frutas ácidas

Faça o estímulo da sua salivação com frutas ácidas: limão, abacaxi, maracujá, kiwi e morango.

5. Comida

Procure se alimentar a cada três horas.

6. Exercícios

O exercício físico ajuda a relaxar e evitar o estresse, grande causador do mau hálito, uma vez que o estressado, geralmente, passa longas horas em jejum, além de ter a produção de saliva prejudicada, pois a atividade das glândulas salivares depende, entre outros fatores, do equilíbrio do Sistema Nervoso Central, que fica instável em situações de nervosismo.

7. Vaso sanitário

Fique de olho no intestino, que deve funcionar diariamente. Fezes acumuladas por um longo período no intestino exalam componentes malcheirosos que acabam sendo absorvidos pela corrente sanguínea. Esses compostos, por sua vez, são liberados pelos pulmões, causando uma alteração no hálito.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Ao comer alimentos ácidos, escove dentes após 30 minutos

Em alguns casos, dependendo do que será ingerido, é preferível fazer a higienização antes de comer ou trinta minutos depois

Dental, por Redação

Perguntas e respostas comuns para as famílias

A amamentação no peito é melhor do que a mamadeira na prevenção de cáries na infância? Muitos especialistas recomendam amamentar no peito em vez de utilizar mamadeiras, para a saúde geral da sua criança. Porém, amamentar no peito pode levar a formação de cáries na infância da mesma forma que a amamentação por mamadeira.

Dental, por Redação

Aprenda cuidados com a escova dental e sua substituição

Para preservar a sua escova dental e a sua saúde, certifique-se de deixá-la secar completamente entre um uso e outro. As escovas podem ser meios de cultura para germes, fungos e bactérias, que depois de um tempo podem se multiplicar em níveis significantes.

Dental, por Redação

Saiba como fazer a higienização correta do implante dentário

Os implantes exigem o mesmo rigor que os dentes em questão de higiene. Isso porque o descuido pode levar ao surgimento de doenças que, além de comprometerem o implante, podem afetar a saúde em geral.

Dental, por Redação

Mais visitas ao dentista são recomendadas para mulheres idosas

A batalha contra a placa bacteriana, cárie dentária e doença gengival pode ser mais árdua para as mulheres após a menopausa, segundo pesquisadores da Faculdade de Odontologia Case Western Reserve e Clínica Cleveland,

Dental, por Redação

Compreendendo o estresse e seu efeito sobre a saúde bucal

Nestes tempos de dificuldades econômicas, em que a taxa de desemprego está em seu ponto mais crítico desde a Grande Depressão de 1929, muitos americanos estão sob estresse devido à ansiedade e a problemas de ordem financeira.

Deixe seu Comentário:

=