Publicado por Redação em Notícias Gerais - 21/01/2013 às 09:23:35

Gestão sustentável reduz custos das empresas

Não há incompatibilidade entre um empreendimento rentável e uma gestão voltada para a sustentabilidade. Para o Sebrae, uma empresa com práticas sustentáveis reduz seus custos operacionais por consumir menos água, energia e matéria-prima, além de reduzir a geração de resíduos e poluição. Ao diminuir os custos, as empresas aumentam a competitividade, pois podem cobrar preços menores. Por outro lado, conquistam novos clientes, já que o consumidor, cada vez mais consciente e bem informado sobre os efeitos ambientais e processos produtivos sustentáveis, está disposto a pagar mais caro por marcas associadas a uma atitude positiva em relação ao meio ambiente.

Segundo o Sebrae, Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) podem ser aplicados em qualquer atividade econômica, pública ou privada. Um SGA possibilita ao empresário controlar e minimizar os riscos ambientais, além de representar uma importante vantagem competitiva. A iniciativa ajuda o empreendimento em uma série de ações como identificar e controlar impactos e riscos ambientais relevantes; estabelecer metas de para o desempenho ambiental, assegurando o equilíbrio de custos e benefícios; e medir o desempenho em relação a padrões e metas pré-estabelecidos e modificar a abordagem, se necessário.

Todas essas informações constam da cartilha Gestão Sustentável nas Empresas. Nela, o interessado pode encontrar conceitos, práticas e propostas para tornar sua empresa sustentável.

Fonte: www.dci.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Brasil tem a economia mais fechada do G-20

O Brasil é a economia mais fechada do G-20 e uma das mais protecionistas do mundo.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado de trabalho resiste a baixo crescimento da economia brasileira

Os números positivos sugerem que o mercado de trabalho, especialmente no setor de serviços, ainda resiste ao baixo crescimento da economia.

Notícias Gerais, por Redação

Quase 90 milhões dos cartões de crédito do Brasil são das mulheres

As mulheres brasileiras detêm 84,6 milhões dos cartões de crédito existentes no País.

Notícias Gerais, por Redação

Greve dos Correios atinge todos os Estados, afirma federação

A greve dos Correios, iniciada nesta quarta-feira, teve adesão em todos os Estados, segundo a Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares).

Deixe seu Comentário:

=