Publicado por Redação em Dental - 07/05/2015 às 11:44:58

Gema de ovo e salmão ajudam na formação dos dentes do bebê

Bebê sorrindo: cuidados na formação dos dentes

É importante dar alimentos duros aos pequenos, começando pelas papinhas amassadas até chegar alimentos aos bem consistentes, como a cenoura

A partir dos seis meses de idade, em média, começam a nascer os primeiros dentinhos do bebê. Nesta época, já é possível substituir a alimentação líquida por uma mais pastosa e, mais para frente, oferecer à criança alimentos mais consistentes que incentivam a mastigação e o desenvolvimento da dentição infantil.

“Papinhas, frutas amassadas e sopas são alguns dos alimentos que podem começar a fazer parte da dieta da criança assim que os dentinhos apontam”, diz Gustavo Camilo do Nascimento Costa, cirurgião-dentista especializado em odontopediatria.

Para o especialista, mastigar é preciso e, por isso, todo alimento que promove esse ato de maneira adequada é fundamental para o desenvolvimento do complexo orofacial da criança. “Os alimentos são estímulos importantes para que haja o crescimento correto dos ossos, como a maxila e a mandíbula, além do amadurecimento dos músculos mastigadores e o desenvolvimento e posicionamento correto dos dentes”, diz Gustavo.

Por isso, é importante que a criança tenha uma dieta balanceada e bastante variada para que além da mastigação, também sejam bem desenvolvidas as funções da fala, respiração e deglutição.

Alimentos mais consistentes

A partir de um ano, a criança já está praticamente com a mastigação desenvolvida e, portanto, alimentos mais consistentes podem ser introduzidos em sua dieta. Pedaços de frutas mais duras, legumes e até pedacinhos de carne podem ser oferecidos ao bebê. Aos três anos de idade, a criança já pode estar comendo de tudo.

“A partir dessa fase (1 ano), costumo pedir aos pais que não privem seus filhos de mastigarem alimentos mais duros ou fibrosos, como maçãs e cenouras, pois eles precisam fazer esse exercício para desenvolverem dentes fortes e saudáveis”, diz a nutricionista, Rosangela Lofredo.

Oferecer às crianças alimentos ricos em cálcio e vitamina D também vai ajudar nessa missão. “Salmão, gema de ovo, vegetais verdes escuros, leite e seus derivados são grandes contribuintes para o fortalecimento das estruturas ósseas do corpo e claro, dos dentes”, diz a especialista.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Fio dental, escova e enxaguante: essa é a ordem certa?

Além da ordem, é muito importante que os rituais de higienização bucal sejam feitos de forma eficiênte para remover as placas bacterianas

Dental, por Redação

Busca por clareamento aumenta a cada ano

Para algumas pessoas ter boa aparência é ter um bom visual ou vestir-se bem. Para outras, é ter um sorriso mais branco. Segundo uma pesquisa, realizada em 2007 pela Academia Americana de Odontologia Cosmética, a busca pelo clareamento dentário parece aumentar a cada ano.

Dental, por Redação

Conheça alimentos que limpam os dentes

É possível selecionar para o cardápio alimentos que previnem gengivite, mau hálito e cáries, além de dar uma ajuda na limpeza bucal.

Dental, por Redação

Invenção economiza tempo na hora da escovação

Mais uma novidade chega ao mercado para garantir a saúde bucal e economizar tempo.

Dental, por Redação

Combate à cárie é reforçado no Brasil

Não é de hoje que a cárie está na mira dos dentistas e até do Ministério da Saúde. Depois de ver os resultados de uma pesquisa então, os holofotes foram virados para a saúde bucal.

Dental, por Redação

Sorriso de cinema: especialista revela novas tendências

Há quem diga - e são muitos - que o sorriso é o cartão de visitas de uma pessoa, com o poder de influenciar positivamente a percepção dos outros.

Deixe seu Comentário:

=