Publicado por Redação em Dental - 24/05/2013 às 16:29:54
Conheça alimentos que limpam os dentes
É possível selecionar para o cardápio alimentos que previnem gengivite, mau hálito e cáries, além de dar uma ajuda na limpeza bucal. Maçã, cenoura, coco, amêndoas e castanhas, pera, kiwi, melancia, cenoura, acelga e pepino são boa opções para quem come fora e nem sempre pode dar a atenção devida à higiene oral.
“Alimentos fibrosos sempre ajudam na higienização oral”, diz o cirurgião-dentista Joel dos Santos. Ocorre que parte dos restos alimentares e bactérias dos dentes é removida com a mastigação.
Porém, não é permitido trocar o trio escova, pasta e fio dental, pelos alimentos detergentes. “A escovação tem a função de desorganizar o biofilme oral e não de remover detritos alimentares”, esclarece o dentista Hugo Roberto Lewgoy. Ele sugere que os restos de alimentos sejam removidos com fio dental ou escova interdental.
Reforço para a saúde bucal
Frutas e vegetais com vitamina C auxiliam na prevenção das gengivites e ajudam na manutenção da saúde dos tecidos de suporte dos dentes. Já leite, queijos, frutas frescas, vegetais e alimentos integrais são benéficos para a formação da estrutura dental e para a manutenção da saúde oral.
Como cardápio ideal para quem quer cuidar da saúde bucal, a nutricionista funcional Gismari Bertoncello incentiva o consumo de todas as frutas e verduras. “Dê preferência para as orgânicas e da época (que possuem mais nutrientes), inclua mais gorduras boas como castanhas e abacate e restrinja o consumo de açucares embutidos nos alimentos (biscoitos, sucos, pães brancos e refrigerantes)”, diz.
Lista de Compras
Invista em: sucos com couve (rica em magnésio e outros minerais importantes na calcificação), algas, todas as frutas e verduras, castanhas e nozes, ovos, alimentos ricos em fibras, a dupla arroz e feijão.
Passe longe de: açúcar, café, molhos, sucos industrializados e artificiais, refrigerantes, guloseimas, carboidratos refinados, alimentos extramente ácidos como limão (se consumidos excessivamente).
Onde encontrar:
- Vit C: folhas verdes, frutas cítricas (laranja, limão, mexirica), abacaxi, acerola.
- Cálcio: brócolis, soja, vegetais verdes escuros, leite e derivados
- Magnésio: cereais integrais e vegetais folhosos escuros
- Fósforo: leite, carne bovina, ovos, aves e peixes
- Flúor: água e alimentos fortificados e alguns vegetais como: agrião, alho, cebola, couve e maçã
Fonte: Terra
Posts relacionados
Entenda o que pode e não pode fazer nos dentes durante a gestação
Quando o teste de gravidez dá positivo, a lista de coisas para fazer, decidir e organizar não tem fim. Marcar uma consulta no ginecologista obstetra provavelmente é o item número um.
Conheça iniciativas sociais que cuidam da saúde bucal
A saúde bucal tem ganhado mais atenção dos holofotes em vários âmbitos, inclusive entre projetos sociais. A importância de ter uma boca saudável é disseminada e trabalhada em diversas frentes entre ONGs, pelo governo e profissionais da saúde. Conheça alguns deles.
Não deixe o mau hálito atrapalhar sua vida
Em vez de abastecer seu estoque de balinhas de hortelã, é possível dar fim ao mau hálito mudando hábitos básicos. Na verdade, se você desconfia que sofre de halitose, o primeiro passo é confirmar com aquele amigo próximo ou marcar um horário com o dentista.
Americanos não garantem a saúde bucal ideal para os filhos, aponta estudo
Embora 97% dos pais de crianças com até cinco anos que possuem seguro odontológico classifiquem a saúde bucal de seus filhos como excelente ou boa, muitos estão sendo otimistas demais.
Qualidade de Vida e Saúde Bucal
Muitas pessoas podem questionar: qual a relação da Odontologia com a Qualidade de Vida? A Qualidade de Vida está diretamente vinculada aos cuidados odontológicos.


