Publicado por Redação em Notícias Gerais - 06/11/2012 às 09:44:40

G-20 quer estimular crescimento da economia mundial

Diante do cenário de lenta recuperação global e o risco de piora do quadro de recessão na Europa, o G-20 (grupo das 20 nações mais ricas do mundo) se comprometeu nesta segunda-feira a fazer o que for preciso para estimular o crescimento da economia mundial. No comunicado, divulgado ao final do encontro, os ministros de finanças e presidentes de bancos centrais do grupo acenaram com a possibilidade de adoção de medidas de estímulo à atividade.

Segundo o G-20, os países com espaço fiscal estão prontos para dar suporte ao aumento de demanda agregada para ajudar no crescimento da economia mundial. A ajuda no curto prazo ocorrerá se as condições econômicas piorarem. Os representantes do G-20 reconheceram que os esforços para reduzir os desequilíbrios globais não têm sido suficientes e que é preciso fazer mais para garantir a estabilidade econômica do mundo.

Para não agravar a situação, o G-20 deu sinais na direção de uma maior flexibilidade para o atingimento das metas fiscais definidas em 2010. "À luz do baixo crescimento, vamos garantir que o ritmo de consolidação fiscal seja apropriado para garantir a recuperação", diz o texto. Durante a reunião do G-20, os autoridades econômicas traçaram um cenário de riscos elevados e de baixo crescimento para a economia global.

A possibilidade nos Estados Unidos da entrada em vigor do chamado "abismo fiscal" (medidas de corte de gastos e aumento de impostos que entram em vigor em janeiro de 2013) e o aperto fiscal no Japão são uma ameaça. O G-20 também vê risco em eventuais atrasos na implementação das medidas já anunciadas na Europa de enfrentamento da crise. Outro fator de preocupação é a possibilidade de choques de ofertas adicionais nos mercados de commodities.

Calibragem

Apesar do impasse em torno do "abismo fiscal", o G-20 diz que os EUA vão calibrar cuidadosamente o ritmo do aperto fiscal, para garantir que as finanças públicas sejam colocadas em um caminho de sustentabilidade de longo prazo, evitando uma forte contração fiscal em 2013. A desaceleração do crescimento nos países emergentes também preocupa.

" Há um equilíbrio muito delicado da situação da economia mundial, com baixo crescimento e altos riscos", advertiu o ministro das Finanças do Chile, Felipe Larraín. Segundo ele, a Europa estará em recessão não só este ano mas também em 2013. Larraín disse que também ficou claro na reunião de ontem que a recessão na Europa poderá continuar em 2014, conforme projeções da OCDE.

O Brasil saiu frustrado da reunião por não ter tido avanços na definição da reforma de cotas (que dão direito a voto) do Fundo Monetário Internacional (FMI), disse o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Carlos Cozendey. Ele destacou que existe um compromisso dos líderes dos países do grupo para completar a definição sobre a nova fórmula de cálculo das cotas com direito a voto até janeiro de 2013. "É frustrante que o G-20 não tenha sido capaz de chegar a um resultado a esse respeito", disse.

Fonte:  Agência Estado


Massificados

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Empresas analógicas crescem em brechas da evolução digital

Formada em publicidade e ciências sociais, Debora Emm, 29, teve uma ideia para um negócio próprio ao tentar ajudar um colega de empresa.

Notícias Gerais, por Redação

Previdência privada e juros baixos

Em função do IR reduzido que incide sobre todos os planos, a previdência privada aberta deverá se manter como uma das mais interessantes alternativas de investimento financeiro

Notícias Gerais, por Redação

Para presidente do BC, há espaço para estímulo econômico

Há espaço para uma política de afrouxamento monetário no Brasil sem o comprometimento da inflação, disse o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

Deixe seu Comentário:

=