Publicado por Redação em Notícias Gerais - 03/09/2012 às 09:55:53

Mercado reduz previsão do PIB a 1,64% e prevê novo corte na Selic

O mercado reduziu a estimativa para o PIB (Produto Interno Bruto) pela quinta semana e já aposta em um crescimento de apenas 1,64% neste ano, segundo divulgação do boletim Focus, do Banco Central, desta segunda-feira (3). Na semana passada, a previsão era de 1,73%. Para 2013, a estimativa permanece em 4%.

Na semana passada, o IBGE divulgou que o crescimento do PIB no segundo trimestre foi de 0,4%, ante o primeiro trimestre --cujo o crescimento foi revisado para 0,1%. O resultado ficou levemente abaixo da expectativa do mercado, de alta de 0,5%. O Banco Central espera um crescimento de 2,5% no ano, enquanto a taxa projetada pelo governo é de 3%.

Já a estimativa para a taxa básica de juros, a Selic, (que foi reduzida na quarta-feira para 7,5% ao ano) foi mantida pela quarta semana em 7,25% neste ano. Para 2013, a previsão subiu de 8,25%, na semana passada, para 8,50% hoje.

A projeção deste ano para inflação oficial (medida pelo IPCA, Índice de Preços ao Consumidor Amplo) subiu pela oitava semana, passando de 5,19%, na semana passada, para 5,20%; há um mês a estimativa era de 5%. Para 2013, foi elevada de 5,5%, na semana passada, para 5,51% hoje.

As expectativas para o valor do dólar em 2012 e 2013 permaneceram inalteradas em R$ 2 para ambos casos.

O boletim Focus é elaborado pelo BC a partir de consultas feitas a instituições financeiras e expressa, semanalmente, como o mercado percebe o comportamento da economia.

Fonte: Folha


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Profissionais procuram trabalho temporário para quitar suas dívidas

O trabalho temporário virou um aliado importante na hora de quitar uma dívida. Mais de 24% dos interessados em uma vaga temporária para o final deste ano responderam que pretendem utilizar a renda para quitar suas dívidas, entre eles 59% declaram que já estão trabalhando.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa opera sem tendência firme; dólar marca R$ 1,88

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) opera sem tendência firme nas primeiras horas da rodada de negócios desta sexta-feira.

Deixe seu Comentário:

=