Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 28/01/2011 às 17:29:25
Overdose de cafeína ocorre somente após 42 xícaras de café
Cafeína em excesso pode matar? Em casos muito raros, overdoses de cafeína já foram fatais. A dose oral estimada para causar a morte, que varia devido a fatores como o peso da pessoa, é de 5 a 10 gramas.
Seria muito difícil, provavelmente impossível, ingerir cafeína suficiente para morrer bebendo o café comum. Segundo estimativas do governo, uma xícara de 225 ml de café moído contém de 60 a 120 miligramas de cafeína. Considerando uma quantidade de cafeína de um lado e uma dose fatal de outro, você teria de beber pelo menos 42 xícaras em uma dada ocasião.
Mas a cafeína é encontrada em quantidades maiores nas bebidas energéticas, em medicamentos e preparações de ervas.
Concentrações de cafeína no plasma sanguíneo acima de 15 miligramas por litro de sangue podem causar reações tóxicas, e overdoses de cafeína são uma causa relativamente comum de emergências de envenenamento, com 4.183 casos relatados em 2007 pela Associação Americana de Centros de Controle de Venenos.
Entre todos esses casos, houve apenas uma morte.
Quando a cafeína chega a matar, as causas relatadas são batimentos cardíacos anormais, convulsões e afogamento no próprio vômito.
Fonte: www1.folha.uol.com.br | 28.01.11
Posts relacionados
Casos de alzheimer têm crescido pelo mundo; saiba alguns mitos e verdades
De repente, a pessoa esquece onde deixou as chaves do carro, o nome de um conhecido, a conversa que teve pela manhã.
Descoberta enzima que combate doença de Alzheimer
Uma enzima que pode ser utilizada como uma ferramenta poderosa no combate à doença de Alzheimer foi descoberta por pesquisadores da Clínica Mayo (EUA).
ANS debaterá Nota Técnica para monitorar preços de planos coletivos empresariais
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) anunciou que será colocada em debate a Nota Técnica de Registros de Produtos, que irá para consulta pública nos meses de abril e maio.
Anvisa decide retirada de emagrecedores do mercado nesta terça
A decisão sobre a proibição da venda de medicamentos emagrecedores no país deve sair nesta terça-feira (4) durante reunião da diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O encontro começa às 8h30 na sede do órgão.