Publicado por Redação em Dental - 25/08/2016 às 10:21:11

Frio é época de sinusite e....mau hálito. Fique atento!

 Quando o ar deixa de passar pelas narinas e passa pela boca desorganiza tudo gerando mau hálito, ressecamento e facilitando a instalação de outros vírus e bactérias, podendo agravar o quadro do paciente. Foto: Piotr Marcinski / Shutterstock

Bloqueio das vias nasais força uma respiração bucal e aumenta a incidência da saburra lingual, principal causa da halitose

Frio é época de cobertor, filme, pipoca, aumento dos problemas respiratórios como a sinusite e, consequentemente, do mau hálito. Sim, apesar de aparentemente afetarem áreas diferentes (nariz e boca), esses dois problemas estão ligados e são capazes de acabar com os prazeres do inverno. Mas vamos entender por que a sinusite pode causar a halitose?

“A passagem de ar pela boca causa um ressecamento da mucosa bucal e uma enorme descamação de células da cavidade oral, além de ressecar a saliva que fica mais viscosa e permite uma maior aderência dessas células no dorso da língua. Esse material chamado de saburra lingual é uma das causas mais frequentes da halitose”, diz Ana Kolbe, cirurgiã-dentista especializada no diagnóstico e tratamento da halitose. Além disso, o muco produzido pelas narinas, responsável por tapar o nariz, muitas vezes fica gotejando na base da língua (perto da garganta) aumentando a formação da saburra. Esse catarro não costuma ter um cheiro bom e intensifica o mau odor da boca.

O ar no seu devido lugar

Para funcionar como passagem de ar, as narinas possuem pêlos (que servem para filtrá-lo) e uma camada espessa de gordura que aquece e protege a mucosa do nariz. “Já a boca foi projetada para estar sempre umidificada evitando a descamação da sua mucosa. Quando o ar deixa de passar pelas narinas e passa pela boca desorganiza tudo gerando mau hálito, ressecamento e facilitando a instalação de outros vírus e bactérias, podendo agravar o quadro do paciente”, diz Ana.

Halitose pode aumentar no inverno

Você já deve ter percebido que em temperaturas mais baixas os problemas respiratórios aumentam e com isso, a halitose também. “Os problemas respiratórios chegam a crescer 20% nessa época do ano por causa da mudança brusca de temperatura, do resfriamento do ar, do maior uso de roupas guardadas com mofo, da baixa umidade e do maior contato com ácaros, uma vez que ficamos mais tempo em ambientes fechados e com baixa ventilação”, diz a especialista.

Dicas para enfrentar o problema

Com as narinas mais tempo fechadas, o mau hálito pode se tornar um problema frequente. Para tentar evitar o cheiro desagradável causado por uma sinusite, por exemplo, uma dica legal é usar soro fisiológico para lavar as narinas na tentativa de desobstruir a passagem do ar e evitar que a respiração seja puramente pela boca. “Em último caso, um especialista deve ser procurado e a sinusite poderá ser tratada com antibióticos. A prevenção ainda é a melhor solução”, diz Ana.

No caso da halitose, ajuda bastante se a pessoa reforçar a higienização bucal nessa época, com destaque para a limpeza da língua, onde ficam depositados os restos de alimentos e células mortas da boca. Beber bastante água para aliviar o ressecamento da mucosa bucal também é uma boa pedida.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Seguro Auto

Posts relacionados

Dental, por Redação

Abscessos Bucais

O abscesso é um processo inflamatório e infeccioso agudo, com formação, acúmulo e liberação de pus, que pode ocorrer em qualquer parte da boca, estando relacionados, normalmente, aos dentes ou na gengiva que os envolve.

Dental, por Redação

Prevenção em Odontologia

"É melhor prevenir do que remediar", eis um dos ditados populares mais verdadeiros que existem. Na odontologia temos sempre meios para prevenir um problema mais grave.

Deixe seu Comentário:

=