Publicado por Redação em Dental - 23/04/2013 às 16:47:26

Conexão entre saúde bucal e doença celíaca

Conexão entre saúde bucal e doença celíaca

O Herpes pode ser um sintoma da doença celíaca, de acordo com a Fundação de Doença Celíaca.
A doença celíaca é uma condição autoimune herdada que dura a vida inteira. Quando pessoas com a doença ingerem alimentos que contêm glúten, cria-se uma reação tóxica imunomediada que causa danos ao intestino delgado e não permite que o alimento seja adequadamente absorvido, segundo a Fundação de Doença Celíaca.
 
Glúten é o nome comum dado às proteínas presentes em grãos específicos que são prejudiciais para pessoas com doença celíaca. Essas proteínas encontram-se em todas as formas de trigo e os grãos relacionados centeio, cevada e triticale e devem ser eliminadas, segundo a fundação.
 
A doença celíaca pode aparecer em qualquer etapa da vida de uma pessoa. Nos adultos, a doença pode ser deflagrada pela primeira vez após uma cirurgia, infecção viral, estresse emocional severo, gravidez ou parto. A DC é um distúrbio multissistêmico e multissintomático. Os sintomas variam e nem sempre são gastrointestinais. Os sintomas gastro intestinais podem, frequentemente, imitar outros distúrbios do intestino.
 
Bebês e crianças pequenas com DC podem, com frequência, exibir problemas de crescimento, vômitos, abdome distendido, alterações comportamentais e não conseguir se desenvolver.
 
Os sintomas clássicos podem incluir cólicas abdominais, gases intestinais, distensão abdominal, diarreia crônica, constipação, fezes gordurosas, anemia, perda de peso inexplicável com grande apetite e ganho de peso. Outros sintomas incluem defeitos do esmalte dental, osteopenia, osteoporose, dor óssea ou articular, fadiga, fraqueza, falta de energia, infertilidade, depressão, úlceras bucais ou herpes, puberdade tardia, formigamento ou amortecimento das mãos ou pés e enxaqueca.
 
As condições a longo prazo que podem resultar da doença celíaca não tratada incluem anemia por deficiência de ferro; osteoporose ou osteopenia de surgimento precoce; associação de deficiência de Vitamina K com risco de hemorragia; deficiências de vitaminas e minerais; distúrbios do sistema nervoso central e periférico; insuficiência pancreática; linfomas intestinais e outros cânceres do trato gastro intestinal; mau funcionamento da vesícula biliar e manifestações neurológicas.
 
O herpes é caracterizado por pequenas úlceras com uma base branca ou cinza e bordo vermelho que aparecem dentro da boca, de acordo com a Associação Dental Americana. Não é contagioso mas pode retornar frequentemente e pode aparecer na forma de um cacho.
 
A causa exata é indeterminada mas alguns especialistas acreditam que problemas do sistema imunológico, bactérias ou vírus possam estar envolvidos. O herpes geralmente cicatriza espontaneamente em uma ou duas semanas. Anestésicos tópicos e enxaguatórios bucais antimicrobianos de venda livre podem promover alívio temporário.
 
Fique longe de alimentos quentes, apimentados ou ácidos que podem irritar as feridas. Antibióticos receitados pelo dentista e alguns curativos bucais podem reduzir infecções secundárias.
 
Fonte: www.colgate.com.br

Posts relacionados

Dental, por Redação

Por que o gosto da comida é ruim depois de escovar o dente?

Quem nunca comeu alguma coisa logo depois de escovar os dentes e percebeu que o gosto tão delicioso daquele alimento tinha ficado meio amargo?

Dental, por Redação

Mercado carioca de odontologia cresce 177% em menos de seis anos

Com quase 16 milhões de habitantes, o Estado do Rio de Janeiro apresenta um dos maiores crescimentos no setor nacional de assistência odontológica. Em 2006, a região possuía 863 mil beneficiários com algum tipo de cobertura nesse segmento.

Dental, por Redação

Chá verde pode prevenir problemas na gengiva

Tomar chá verde todos os dias pode ser uma boa forma de prevenir problemas na gengiva, segundo estudo japonês publicado no Journal of Periodontology. Examinando 940 homens com idades entre 49 e 59 anos, os pesquisadores descobriram que a propensão a doença periodontal

Dental, por Redação

Projeto de Lei implanta política de saúde bucal em MT

População de Mato Grosso passará a contar, em breve, com uma política específica na área de saúde bucal, onde será oferecida prestação de assistência odontológica integral.

Dental, por Redação

Diabete e problemas de saúde bucal.

As pesquisas mais recentes sugerem que há uma ligação entre a gengivite e a diabete. Embora já se saiba que os diabéticos têm maior chance de desenvolver doença periodontal, novos estudos indicam que a gengivite crônica pode ser um fator de risco para a diabete.

Deixe seu Comentário:

=