Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/09/2011 às 17:06:47

FMI diz que China precisa reformar sistema financeiro

O FMI (Fundo Monetário Internacional) julga ser necessário que China implemente reformas em seu sistema financeiro nos próximos cinco anos de modo a conter investimentos excessivos, informou nesta sexta-feira o chefe de uma missão da instituição no país asiático, Nigel Chalk.

Se não houver uma reforma, a China corre o risco de que, "dentro de três a cinco anos", os juros baixos provoquem um excesso de investimentos, especialmente no setor imobiliário, o que deixaria a economia muito sujeita à especulação, disse.

Segundo Chalk, como o custo do capital é muito baixo, isso estimula o aumentos dos investimentos até que fiquem insustentáveis. "Nunca vimos uma economia tão grande, tão importante, com este tipo de sistema financeiro", disse, durante uma conferência em Washington.

O funcionário explicou que o sistema financeiro chinês se alimenta de seu "elevado nível de poupança", se "apoia fortemente nos bancos" e está "fortemente regulado", pois a nível internacional, controla seus capitais e intervém no mercado de divisas, e a nível nacional, controla sua taxa de juros e a circulação de dinheiro.

Chalk afirmou que o controle estatal do sistema, que até agora tem sido útil para sustentar o crescimento da China, assim como para conter a inflação e a especulação, corre o risco de perder força com a aparição de instituições financeiras não bancárias e não reguladas.

"Visivelmente, isso reduzirá a eficácia das ferramentas quantitativas que (China) utiliza hoje em dia", disse.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 16.09.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Sobe para nove o número de mortos em desabamento na zona leste de São Paulo

Remoção do nono corpo ocorreu na manhã desta quinta-feira, quase 48 horas depois da tragédia; buscas pela última vítima do acidente prosseguem em São Mateus

Notícias Gerais, por Redação

Existe hora certa de entrar e sair da bolsa?

Saber a hora de entrar ou de sair da bolsa é o sonho de praticamente todos os investidores do mercado acionário. Mas, se você espera uma fórmula mágica ou um padrão exato para saber o momento certo de comprar ou vender, esqueça.

Notícias Gerais, por Redação

Portaria regulamenta aumento do IPI para automóveis

O Ministério da Fazenda deve divulgar nesta segunda-feira, no "Diário Oficial da União", a portaria que regulamenta a elevação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para automóveis com menos de 65% de conteúdo nacional.

Deixe seu Comentário:

=