Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 02/12/2011 às 09:51:40

Finalmente teremos avanços na promoção e prevenção em saúde no Brasil?

Recentemente, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou, no Rio de Janeiro, um Seminário para Construção de Modelos Assistenciais. Houve um grande interesse pelo tema, com inscrição de operadoras de saúde, profissionais da área e empresas de várias partes do país. O cenário aponta para uma convergência de esforços no campo da promoção e da prevençãoem saúde. Aepidemia de doenças crônicas não transmissíveis motivou a Conferência Geral da Nações Unidas em 2011 e aponta para a necessidade de ações efetivas, em sinergia e buscando boas práticas e as melhores evidências científicas.

Neste evento, a ANS lançou, dentre outras publicações, o Manual Técnico para Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Na Saúde Suplementar (disponível para download no portal da ANS – WWW.ans.gov.br)  e uma útil cartilha mostrando o passo-a-passo para a modelagem dos programas. Durante as oficinas, pude constatar que as operadoras de saúde têm seu principal foco nas questões de regulamentação. Trata-se de uma postura previsível, mas surge o grande desafio de se capacitar efetivamente os profissionais destas organizações para que consigam gerenciar os programas com metodologia adequada e eficaz. Neste campo ainda há um longo caminho a percorrer.

De acordo com o editor da revista American Journal Health Promotion, Michael O’Donnell, as empresas ainda realizam ações principalmente de sensibilização e educação, como palestras, distribuição de material informativo, feiras de saúde e sites na internet que tem um impacto de apenas 5% na mudança de comportamento em direção a estilos de vida saudáveis.

Neste contexto, a gestão é, em grande parte, realizada de maneira fragmentada principalmente no que se refere aos programas de promoção de saúde, prevenção de acidentes e a saúde assistencial. Frequentemente as decisões ocorrem em silos diferentes nas organizações, sem indicadores mais amplos que permitam, por exemplo, conhecer os custos totais em saúde.

No entanto, acredito que o cenário é bastante promissor para todos os segmentos do setor de prevenção e promoção da saúde que estão sendo demandados para buscar objetivos comuns e há indícios de ações positivas das lideranças que oferecem governança para suportar este avanço. Neste campo, lançamos um livro pela editora Campus Elsevier – Profissionais Saudáveis, Empresas Produtivas, com Markus Nahas, Lamartine da Costa, Carlos Henrique Fonseca e Antonio Bramante mostrando pesquisas e experiências positivas na promoção da saúde do trabalhador brasileiro.

Fonte:http://saudeweb.com.br|02.11.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

A explosão nas denúncias sobre calor extremo no trabalho no Brasil

Denúncias ao Ministério Público do Trabalho com referências ao calor quase quintuplicaram entre 2022 e 2024 e queixas recebidas neste início de 2025 já superam as do ano de 2022 inteiro. Forma de trabalhar terá que mudar para se adequar a um mundo cada vez mais quente, dizem especialista.

Saúde Empresarial, por Redação

Saiba o que muda em relação aos planos de saúde

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira, em Brasília, que o governo será mais rígido em relação às regras para negativa de cobertura por parte dos planos de saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Força Nacional do SUS dá início a terceira etapa

Segundo o último boletim, 33 pacientes continuam internados nas cidades de Santa Maria e Porto Alegre, dos quais cinco em estado crítico. A capital gaúcha concentrará os trabalhos da força

Saúde Empresarial, por Redação

Atividade física ajuda a proteger o coração em qualquer idade

A prática regular de atividade física ajuda a proteger o coração, ainda que iniciada tardiamente, após os 40 ou 50 anos.

Saúde Empresarial, por Redação

Entenda a mobilização nacional dos médicos de abril

Foi marcada para o dia 25 de abril a primeira mobilização nacional médica do ano contra operadoras e planos de saúde, em continuidade as reivindicações e negociações estabelecidas ao longo de 2011.

Saúde Empresarial, por Redação

Brasileiros são os que mais usam emagrecedores na América Latina

Os brasileiros são os latino-americanos que mais consomem remédios para perder peso, segundo levantamento da empresa especializada em pesquisa de consumo Nielsen Holding.

Deixe seu Comentário:

=